10/06/2022 às 17h50min - Atualizada em 11/06/2022 às 00h00min

Entidade indígena pede ajuda ao Peru nas buscas por desaparecidos em território de fronteira com o Brasil

Pedido solicita buscas em áreas de fronteira no território peruano próximas ao lugar do desaparecimento de Indigenista Bruno Pereira e jornalista britânico Dom Philips.

AMAZONAS
https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/06/10/entidade-indigena-pede-ajuda-ao-peru-nas-buscas-por-desaparecidos-em-territorio-de-fronteira-com-o-brasil.ghtml

Pedido solicita buscas em áreas de fronteira no território peruano próximas ao lugar do desaparecimento de Indigenista Bruno Pereira e jornalista britânico Dom Philips. Montagem com fotos do indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips
TV Globo/Reprodução
A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) divulgou uma nota nesta sexta-feira (10) dizendo que solicitou apoio da Embaixada do Peru no Brasil, para buscas por Bruno Pereira e Dom Phillips, nas áreas de fronteira no território peruano próximas ao lugar do desaparecimento. Os dois estão desaparecidos desde o começo da semana (relembre o caso aqui).
De acordo com a nota, a Univaja recebeu resposta do Embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio, que manifestou inquietação com o desaparecimento, expressou o interesse no acompanhamento dos fatos divulgados pela mídia nacional e internacional e informou que transmitiu imediatamente a solicitação às autoridades peruanas.
"Esta solicitação foi realizada em função da atuação transnacional dos agentes criminosos potencialmente envolvidos nas circunstâncias do desaparecimento de Bruno Pereira e Dom Phillips. Transmitimos nosso profundo agradecimento ao governo peruano pela sua cooperação neste momento dramático", disse a Univaja na nota.
Apesar da informação, a Univaja não citou uma previsão para que as buscas aconteçam também em território Peruano e qual efetivo do país será usado para procura dos desaparecidos no local.
LEIA TAMBÉM:
PELO MUNDO: jornais internacionais divulgam carta a Bolsonaro: 'Intensifique o esforço'
MATERIAL GENÉTICO: PF diz que levanta 'possível material genético' em lancha de suspeito
Buscas
As buscas pelos dois começaram ainda no domingo por integrantes da Univaja. Sem obter sucesso, a organização indígena acionou na segunda-feira (6) as autoridades e divulgou nota à imprensa comunicando o desaparecimento dos dois.
Desde então, diversos órgãos federais estão envolvidos na operação para tentar encontrá-los. Agentes da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) participam das buscas, além da Marinha e do Exército.
Mapa mostra onde jornalista e indigenista desapareceram na Amazônia
Arte/g1
O governo do Amazonas também enviou bombeiros, policiais civis e militares para reforçar a procura.
Nesta sexta (10), as buscas pelo indigenista Bruno Pereira e pelo jornalista britânico Dom Phillips passaram a se concentrar em uma área abaixo da "Comunidade Cachoeira", em Atalaia do Norte.
Voluntários disseram às equipes de busca que encontraram sinais de escavação às margens do Rio Itaquaí, local onde Bruno Pereira e Dom Philips foram vistos navegando.
Vídeos mais assistidos do Amazonas:

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/06/10/entidade-indigena-pede-ajuda-ao-peru-nas-buscas-por-desaparecidos-em-territorio-de-fronteira-com-o-brasil.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.