10/06/2022 às 11h52min - Atualizada em 10/06/2022 às 21h20min

Farmacêutica Organon fecha parceria com o Fundo de População da ONU para contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Projeto viabiliza desenvolvimento de três estudos para nortear iniciativas de saúde sexual e reprodutiva

SALA DA NOTÍCIA MassMedia Divulgação
Imagem de silviarita por Pixabay
“Até 2030, assegurar o acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo o planejamento familiar, informação e educação, bem como a integração da saúde reprodutiva em estratégias e programas nacionais”. Esse é um dos itens que fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Para contribuir com esse compromisso, a Organon, farmacêutica global focada em saúde feminina, acaba de fechar parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

Ao longo de 18 meses, as instituições vão desenvolver três estudos que, além da ampliação do debate qualificado, promovem o fortalecimento de políticas e iniciativas de promoção da saúde sexual e reprodutiva. O resultado das pesquisas será publicado em uma cartilha que identificará os progressos e desafios em relação ao cumprimento dos compromissos firmados na Agenda 2030. O conteúdo, com base em informações técnicas e atualizadas, será utilizado para informar gestores e tomadores de decisão. A parceria inclui também uma série de webinários para discutir os temas centrais, possibilitando uma compreensão aprofundada de aspectos ainda pouco abordados.

O projeto é focado nos seguintes estudos: "Saúde Sexual e Reprodutiva sob a ótica dos ODS”, que se propõe a investigar as metas relacionadas à saúde sexual e reprodutiva, autonomia e dignidade corporal; "Saúde das Mulheres e direitos reprodutivos no âmbito da reprodução assistida ", que vai realizar uma análise de marcos, progressos e desafios neste campo no Brasil; e " Saúde e diversidade: população LGBTQIA+ e acesso a direitos e serviços de saúde”, que pretende realizar um mapeamento de diretrizes, marcos e serviços existentes, com ênfase na população trans.

Para a Organon, contribuir com a sensibilização sobre questões da saúde feminina é estratégico. “Nascemos com a ambição de promover um dia a dia melhor e mais saudável para todas as mulheres. Por meio desta parceria será possível recomendar políticas públicas no campo dos direitos e da saúde sexual e reprodutiva, impactando milhões de mulheres no Brasil, ‘sem deixar ninguém para trás’, conforme o lema da Agenda 2030”, afirma Ricardo Lourenço, presidente da Organon.

De acordo com o IBGE, o Brasil tem hoje mais de 55 milhões de mulheres em idade reprodutiva, mas grande parte não tem acesso a informações de qualidade, a serviços de saúde sexual e reprodutiva e a métodos contraceptivos modernos que lhes permitam planejar a vida reprodutiva.

A representante do UNFPA Brasil, a Sra. Astrid Bant, destaca que "o UNFPA busca catalisar e acelerar resultados transformadores por meio de parcerias estratégicas. No Brasil e no mundo, essas parcerias contribuem com o alcance de zero necessidades insatisfeitas de contracepção, zero mortes maternas evitáveis e zero situações de violência e práticas nocivas contra mulheres e meninas”.
 
Sobre a Organon
 
A Organon é uma empresa global de saúde com foco no desenvolvimento de medicamentos para mulheres. Seu propósito é contribuir para que as mulheres tenham mais saúde e bem-estar em todas as fases da vida. A companhia possui um portfólio de mais de 60 medicações em diversas áreas terapêuticas, como saúde reprodutiva, contracepção, doenças cardíacas e câncer de mama. Entre esses produtos, constam também biossimilares e medicamentos estabelecidos no mercado. Oriunda da farmacêutica MSD, a Organon tem atuação autônoma e cerca de 9 mil trabalhadores espalhados pelo planeta.
 
Para obter mais informações, visite www.organon.com/brazil e conecte-se conosco no  LinkedIn.
 
 
Sobre o UNFPA
O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) é a agência de desenvolvimento internacional da ONU que trata de questões populacionais, sendo responsável por ampliar as possibilidades de mulheres e jovens levarem uma vida sexual e reprodutiva saudável. O UNFPA trabalha para acelerar o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva, incluindo o planejamento familiar voluntário e a maternidade segura; e busca a efetivação dos direitos e oportunidades para as pessoas jovens.

O UNFPA está presente em mais de 150 países, os quais abrangem mais de 80% da população mundial. A sua missão é a de contribuir para que todas as gestações sejam desejadas, todos os partos sejam seguros e cada jovem alcance seu potencial. Atuando por meio de alianças e parcerias colaborando com o governo e diversas organizações da sociedade civil, incluindo a academia e os movimentos sociais, bem como com a iniciativa privada e com outras agências do Sistema ONU, o UNFPA faz uma diferença positiva para bilhões de pessoas, especialmente as mais necessitadas.
Para obter mais informações, acesse brazil.unfpa.org
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.