09/05/2022 às 09h30min - Atualizada em 10/05/2022 às 18h30min

HIDRADENITE SUPURATIVA: DOENÇA NA PELE POUCO CONHECIDA PODE LEVAR À DEPRESSÃO E ISOLAMENTO SOCIAL

Temperaturas mais baixas requerem cuidados especiais – como roupas mais folgadas, que não friccionem a pele, alertam os especialistas. Sem atendimento adequado, a hidradenite supurativa pode levar até 12 anos para ser diagnosticada

SALA DA NOTÍCIA SPMJ Comunicação

A hidradenite supurativa é uma doença que acomete 0,4% da população brasileira e causa impactos sociais e psicológicos na vida das pessoas. É uma doença inflamatória de pele, dolorosa e crônica, caracterizada por nódulos e caroços (semelhantes a furúnculos) que aparecem com em regiões de grandes dobras no corpo, como as axilas, sob as mamas, nádegas e virilha. Eventualmente pode surgir também no couro cabeludo, nuca e face(1) É frequente a evolução com crises, onde há inflamação das lesões e elas se tornam doloridas e inchadas. .Esses caroços – que podem ser de vários tamanhos, como uma ervilha até uma bola de gude – tendem a soltar pus, causando, muitas vezes um odor desagradável. Apesar de a hidradenite supurativa estar ligada à predisposição genética, a obesidade e o tabagismo podem ser gatilhos e agravar o quadro inflamatório(2).

Na maioria dos casos, a doença começa após a puberdade ou em adultos jovens – afetando de 2 a 5 vezes mais mulheres do que homens(3). "A doença tem um forte impacto na vida dos pacientes. Muitos têm dificuldades para andar, trabalhar e ter uma vida social normal", afirma o dermatologista Wagner Galvão, da Faculdade de Medicina do ABC e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Segundo Galvão, a doença costuma afetar a vida sexual das pessoas e até mesmo os relacionamentos. Como resultado, segundo o especialista, a hidradenite apresenta maior probabilidade de diagnósticos de depressão e ansiedade, em comparação a outras enfermidades, e os pacientes tendem a experimentar o isolamento social e dificuldades profissionais.   

Apesar da gravidade, a jornada por um diagnóstico correto pode levar anos se não for submetido a uma análise de um dermatologista. "Muitas vezes o paciente procura outros especialistas, devido às características da doença, que são confundidas com infecções, o que dificulta o diagnóstico e o tratamento correto", analisa o médico.

 Formas de tratamento

Não existe cura para a hidradenite supurativa. Mas com o tratamento precoce, o dermatologista pode ajudar no controle das lesões, evitando a progressçao para casos mais graves.  O protocolo inclui terapias inovadoras, como, por exemplo, medicamentos biológicos, disponíveis atualmente também em planos de saúde privados e pelo SUS.

 

Referências

  • Ianhez M., Schimitt.JV, Miot HÁ, Prevalence of hidradenits supporativa in Brazil: a population survey. Int.J.Dermatol. 2018.May:57(5): 618-620.
  • J, Bonby FW.Hidradenits suppurativa. Besty Pract Res Clin Obstet Gynaecol. 2014 .Oct 28 (7): 1013-27
  • Nazary M., Vander Zee H.H, Press E.P.etal. Pathogenesis and Pharmacotherapy os Hidradenits supporativa. Eur J P Pharcacol. 2011. Dec 15. 672 (1-2):1-8

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.