Cuidar dos pneus do carro é muito importante para garantir a segurança dos passageiros e também a vida útil do automóvel. Por isso, preparamos algumas dicas importantes a serem observadas.
Pressão do pneu
A pressão dos pneus deve ser verificada mensalmente, pois a pressão correta dos pneus reduz o risco de perder o controle do veículo. Também protege os pneus contra desgaste prematuro e danos irreversíveis em sua estrutura interna.
A pressão do pneu pode cair devido a pequenas perfurações, vazamento de ar natural através dos componentes do pneu e até mesmo uma queda na temperatura ambiente. A pressão, incluindo o estepe, deve ser verificada mensalmente e antes de cada viagem longa, de preferência quando os pneus estiverem frios (não rodando por pelo menos 2 horas).
Se não forem verificados em condições tão frias, adicione a pressão recomendada, mas nunca esvazie um pneu quente. É importante verificar a pressão dos pneus uma vez por mês, pois uma pressão muito baixa ou muito alta pode diminuir a vida útil das rodas, afetar seu desempenho e aumentar o risco de danos, e a pressão correta dos pneus economizará até mesmo combustível.
A pressão recomendada dos pneus pode ser encontrada no manual do proprietário do veículo ou em uma etiqueta na porta ou batente do veículo, ou na parte interna da tampa do combustível.
A pressão recomendada NÃO está no pneu. A pressão de enchimento indicada na parede lateral do pneu é a pressão de enchimento máxima.
Desgaste dos pneus
Certifique-se de verificar regularmente o desgaste de seus pneus e substituí-los quando estiverem ruins. Isso garantirá a máxima tração e aderência, além de reduzir a chance de acidentes, principalmente em dias de chuva.
Balanceamento
O balanceamento ajuda a prevenir o desgaste prematuro dos pneus e elimina a vibração. Também protege a suspensão, direção e rolamentos do seu veículo. O balanceamento das rodas é feito na substituição de um pneu, na movimentação e na compra de pneus novos.
Você saberá que uma roda está desequilibrada quando uma área é mais pesada ou mais leve que o resto. Isso causará desgaste irregular e rápido, vibração e uma carga maior nas partes dianteiras e nas partes dianteiras, que se desgastarão muito rápido.
Pneus traseiros
As rodas traseiras não estão conectadas ao volante, o que torna muito difícil avaliar sua aderência durante a condução.
Recomendamos a instalação de pneus novos ou menos desgastados nas rodas traseiras para melhor controle durante a frenagem de emergência ou em curvas fechadas quando as estradas estão escorregadias, menor risco de perder o controle do veículo especialmente em superfícies molhadas e melhor aderência, especialmente em situações difíceis, independentemente se o carro tem tração dianteira ou traseira.
Alinhamento de roda
É difícil dizer se as rodas e os eixos estão alinhados corretamente durante a condução. No entanto, se a geometria da suspensão do seu veículo estiver incorreta, poderá alterar as suas características de condução e comprometer a sua segurança.
Se o pneu estiver em contato com um objeto duro, como um meio-fio ou buraco no chão, ou se você notar desgaste irregular nos pneus, consulte um especialista em pneus para uma inspeção completa. É importante garantir a geometria correta para o melhor manuseio possível, proteger os pneus do desgaste irregular e/ou rápido e economizar combustível.
Valores dos pneus
As válvulas e seus componentes são geralmente feitos de borracha e se deterioram com o tempo. Substituí-los ao comprar pneus novos é uma maneira barata de proteger seus pneus, seu veículo e você mesmo.
Em altas velocidades, uma haste de válvula de borracha rachada e danificada pode dobrar sob a força centrífuga e permitir que o ar escape. A tampa da válvula também é importante. É a vedação de ar primária e ajuda a proteger os pneus de poeira e sujeira.
Verifique se as válvulas e as tampas das válvulas estão em boas condições para manter uma vedação hermética, manter a pressão adequada dos pneus e garantir maior vida útil dos pneus.
Reparos de pneus
Quando um pneu precisa de reparo, é essencial que um especialista o remova da roda e o verifique por dentro.
Isso é necessário porque os danos internos não são visíveis quando o pneu é montado na roda. Um especialista garantirá que os procedimentos de montagem, remoção, balanceamento, enchimento e substituição de válvulas sejam cumpridos. Ele verificará o estado interno do pneu, detectando qualquer dano que não seja visível em sua superfície.
Ele garantirá que esteja montado corretamente, otimizando o manuseio e o conforto de condução. Certifique-se de que as instruções do fabricante e os regulamentos legais sejam seguidos.
Certifique-se de que a pressão dos pneus é a recomendada pelo fabricante do veículo.
Vida útil dos pneus
Não é possível prever com precisão a vida útil de um determinado pneu com antecedência. O pneu é feito de vários materiais e compostos de borracha que afetam seu desempenho.
Seu desempenho também depende de muitos outros fatores, como clima, armazenamento e condições de uso. Portanto, os motoristas devem verificar regularmente seus pneus para identificar qualquer coisa que signifique que um pneu precisa ser removido de serviço. Além disso, é essencial a contratação de um seguro de proteção veicular, como o da Pratic ABM, por exemplo.
Além da inspeção e manutenção regulares dos pneus, os motoristas devem ter pneus em uso há cinco anos ou mais, inspecioná-los por um especialista pelo menos uma vez por ano, seguir as recomendações do fabricante do veículo para substituição e substituir os pneus ainda em uso por dez ou mais anos a partir da data de nova produção, mesmo que pareçam utilizáveis e ainda que não tenham atingido o limite legal de consumo.