25/04/2022 às 16h35min - Atualizada em 25/04/2022 às 19h10min

Taxatividade do Rol da ANS é destaque no 13º Seminário UNIDAS

Tema que está em análise hoje no Superior Tribunal de Justiça será discutido com olhar multidisciplinar dentro do evento que ocorre em Belo Horizonte

SALA DA NOTÍCIA Agência Pub
UNIDAS

Os procedimentos definidos pelo Rol da Agência Nacional de Saúde (ANS) são taxativos na cobertura dos planos de saúde? A discussão que hoje está em análise no Superior tribunal de Justiça e cuja decisão pode afetar de maneira significativa a sustentabilidade do segmento no Brasil será tema de um dos painéis que vão ocorrer no 13.º Seminário UNIDAS — Integralidade no Cuidado e Saúde Digital. O evento é promovido pela União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde e ocorre pela primeira vez em Belo Horizonte nos dias 26 e 27 de abril de 2022. A mesa “Rol da ANS: Uma Abordagem Multidisciplinar” acontece no dia 26 e reunirá Ana Cristina Marques (Gerente Geral de Regulação Assistencial da ANS), Augusto Guerra (coordenador de Avaliação de Tecnologias & Excelência em Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais) e Renato Luis Dresch (Desembargador do TJ-MG). A mediação do debate será de Raquel Marimon, consultora em saúde e gestão de riscos. Entre os participantes do evento também estará o presidente da ANS, Paulo Rebello.  

“Sabemos que esse é um tema que afeta quase 50 milhões de brasileiros que hoje possuem um plano de saúde e a própria existência do sistema de saúde suplementar como ele é hoje. A taxatividade do Rol impacta na viabilidade econômica de diversas operadoras, com ênfase naquelas com menor quantidade de vidas. Por isso, o debate sobre todas as consequências jurídicas e econômicas da decisão do STJ é fundamental para o segmento, especialmente para as autogestões, que são planos sem fins lucrativos”, destaca Anderson Silva, presidente da UNIDAS.  

O rol de procedimentos da ANS determina quais procedimentos devem obrigatoriamente serem cobertos pelos planos de saúde, já que no Brasil, não há limite para valores de cobertura. “Sem a taxatividade do Rol, a conta ficará impagável e a saúde suplementar mais inacessível, sobrecarregando o SUS. Vamos debater todos os aspectos de maneira multidisciplinar, trazendo para o debate todos os interessados”, complementa.  

Digitalização da Saúde  

Os impactos da tecnologia na saúde e cuidado integral com o paciente é o principal tema do evento, que é referência no segmento. “O modelo de saúde atual, praticado no Brasil, segmenta o cuidado de promove prejuízos assistenciais e financeiros. Um modelo integrado permite não apenas tomar decisões clínicas baseadas num histórico de dados do paciente, mas também um olhar populacional e tomada de decisões estratégicas que proporcionarão melhores desfechos clínicos e grandes economias financeiras”, destaca Luciano Fochesatto Filho, CEO da Justmiine. Ele é um dos participantes da mesa “A Integralidade na Saúde e nos Dados”. Confira a programação completa do evento clicando aqui. 

Serviço  

13º Seminário UNIDAS – Integralidade do Cuidado e Saúde Digital   

Data: 26 e 27 de abril de 2022  

Local: On-line pela plataforma e presencial no Teatro do Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte. *As inscrições presenciais já estão esgotadas. 

Realização: UNIDAS - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde 

Mais informações, acesse: https://13seminario.unidas.org.br/   

Sobre a UNIDAS    

A UNIDAS - União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde é uma entidade associativa sem fins lucrativos, representante das operadoras de autogestão do Brasil - segmento da saúde suplementar em que a própria instituição é a responsável pela administração do plano de assistência à saúde oferecido aos seus empregados, servidores ou associados e respectivos dependentes. Atualmente, a UNIDAS congrega cerca de 4 milhões de vidas e mais de 100 filiadas nos Estados e no Distrito Federal.    

Ciente do seu compromisso de discutir a saúde suplementar, a entidade tem como objetivo fortalecer a competitividade das autogestões, levar soluções e conhecimento para as instituições e atuar permanentemente junto às agências reguladoras – Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ao Ministério da Saúde, ao Congresso Nacional, entre outras instâncias governamentais. Anualmente, dois grandes eventos são promovidos – o seminário e o congresso, ambos com o intuito de difundir conhecimento, promover a troca de informações e incentivar o debate sobre gestão de saúde.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.