Capacitação em manutenção de eletrodomésticos empodera mulheres de comunidades da Amazônia

Projeto ‘Elas Reparam’ oferece às mulheres a oportunidade de aprender um ofício que transforma vidas, gera renda e fortalece comunidades inteiras

CAROLINE VAZ
23/09/2025 14h59 - Atualizado há 3 horas
Capacitação em manutenção de eletrodomésticos empodera mulheres de comunidades da Amazônia
Divulgação

Manaus, setembro de 2025 - Na Amazônia, muitas famílias vivem em comunidades isoladas, onde serviços simples do dia a dia se tornam desafios enormes. Quando um eletrodoméstico quebra, às vezes não há como consertá-lo: levar até a cidade é caro e demorado, e muitas vezes os aparelhos acabam inutilizados. É nesse cenário que iniciativas como o projeto ‘Elas Reparam’ fazem a diferença, oferecendo às mulheres a oportunidade de aprender um ofício que transforma vidas, gera renda e fortalece comunidades inteiras.

Em agosto, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) realizou uma oficina de manutenção de eletrodomésticos no Núcleo de Inovação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (Nieds) Agnello Bittencourt, na comunidade do Tumbira, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, em Iranduba (AM). 

A oficina marcou a primeira fase do projeto ‘Elas Reparam’, uma iniciativa da FAS, em parceria com o Consulado da Mulher (ação social que tem a Whirlpool, dona da Brastemp, Consul e KitchenAid, como principal mantenedora), com o objetivo de capacitar moradores de Unidades de Conservação (UCs), com foco nas mulheres, na área de manutenção de eletrodomésticos, promovendo o empoderamento feminino e criando novas oportunidades de geração de renda nas comunidades.

Durante esta etapa inicial, 18 participantes, sendo 15 mulheres, receberam qualificação teórica e prática sobre manutenção de eletrodomésticos como geladeiras, máquinas de lavar, micro-ondas, ar-condicionado e secadoras. A capacitação foi pensada para fornecer as habilidades necessárias para atender à demanda local e abrir novas possibilidades de trabalho e geração de renda diretamente nas comunidades.

"A formação vai além de oferecer uma nova habilidade. Ela empodera as mulheres ao proporcionar a elas a autonomia necessária para transformar suas vidas e suas comunidades. Estamos criando um ambiente onde elas não só aprendem a manter eletrodomésticos, mas também se tornam líderes e geradoras de renda, fortalecendo o protagonismo feminino e contribuindo diretamente para o desenvolvimento local," afirma a superintendente geral adjunta da FAS, Valcléia Lima.

A artesã Erivania de Oliveira Barroso, moradora da comunidade Santa Helena do Inglês, vê sua participação como uma chance de transformação. "Antes, quando algo quebrava, tínhamos que levar até a cidade para consertar ou simplesmente deixar inutilizado, pois o transporte era complicado e caro. Aqui, na comunidade, lidamos com tanto a energia elétrica quanto a solar, então aprender sobre como esses sistemas funcionam tem sido muito útil. Agora, aprendi a consertar os eletrodomésticos, o que me dá mais independência. Posso ajudar minha família e até oferecer o serviço para outras pessoas aqui, o que vai me gerar uma nova fonte de renda e vai beneficiar toda a comunidade."

Atualmente, o Projeto Elas Reparam já impacta positivamente quatro comunidades da região: Tumbira, Santa Helena do Inglês, Saracá e Três Unidos. Com essa abordagem, o projeto capacita e empodera as participantes, proporcionando a autonomia necessária para atuar no mercado de manutenção de eletrodomésticos. “Essa transformação fortalece a economia local e valoriza o papel das mulheres nas áreas técnicas. Ao final do processo, as participantes estarão aptas a explorar novas oportunidades de negócios e gerar uma rede de serviços sustentáveis que beneficia toda a comunidade”, afirma Adriana Carvalho, Diretora Executiva do Consulado da Mulher.

Em setembro, o grupo dará continuidade ao projeto com a segunda fase, que será uma imersão na fábrica da Whirlpool Corporation em Manaus. Lá, os participantes terão a oportunidade de vivenciar o trabalho de técnicos especializados, realizar visitas técnicas e aprender diretamente com profissionais da área. A terceira e última fase do projeto será voltada ao empreendedorismo, com cursos focados em autonomia financeira e na criação de negócios sustentáveis no setor de serviços, capacitando os participantes para atuarem de forma autônoma dentro de suas comunidades.

“Para a Whirlpool, apoiar um projeto como este é acreditar no potencial das pessoas e no impacto positivo que o conhecimento pode gerar. Quando oferecemos acesso a novas habilidades, abrimos caminhos para que cada participante construa novas possibilidades de vida e transforme sua realidade”, afirma Ana Agner, Head de Customer Service da Whirlpool.

 


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Caroline Vaz dos Santos
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