27/09/2024 às 11h47min - Atualizada em 02/10/2024 às 00h01min

PL Connection 2024 encerra com mais de 3 mil participantes presentes

A 2ª edição do maior evento de private label da América Latina contou com mais de 100 expositores e 50 palestrantes; Especialistas discutiram sobre desenvolvimento das marcas próprias

NB PRESS
PL Connection
O PL Connection 2024 encerrou sua segunda edição com números expressivos e um crescimento significativo em comparação ao ano anterior. Realizado entre os dias 17 e 19 de setembro, o evento teve um crescimento de 132,5% no número de expositores (100 expositores no total) e mais de 36% de alta no número de visitantes que chegou a mais de 3.400 pessoas, acompanhando os 50 palestrantes nos três dias, reafirmando seu papel como o principal encontro do setor de marcas próprias na América Latina.
Varejistas de peso marcaram presença, como Carrefour, Sam’s Club, Grupo Pão de Açúcar, Petz, Lopes Supermercados, Droga Raia, Martins Atacadista e Tenda Atacado, entre outros. A participação dessas grandes redes reflete a crescente relevância das marcas próprias no Brasil, um setor que já está presente em 40% dos lares do país, segundo dados da Nielsen de 2022.
“Estamos extremamente satisfeitos com o sucesso do PL Connection, reforçando a importância do evento como o principal ponto de encontro para empresas e especialistas do setor de private label na América Latina”, afirma Antônio Sá, sócio fundador da Amicci.
Marcelo Bicudo, CEO da Design Bridge, destacou durante o evento o crescimento exponencial das marcas próprias, que já representam de 5% a 7% das vendas em segmentos como o de materiais de construção, com grande potencial de expansão para outros mercados. Outro dado importante compartilhado foi que, de acordo com a Nielsen, 21% dos brasileiros são fiéis a esses produtos, sendo responsáveis por 50% dos gastos no setor.

Marcas próprias e o mercado consumidor

Entre os destaques das palestras, Gabriela Morais, criadora da marca própria GAAB Wellness, discutiu as oportunidades de inovação e o impacto das marcas no bem-estar do consumidor. Ana Maria Diniz, cofundadora do PolvoLab, trouxe uma visão sobre o papel de uma gestão eficaz e no posicionamento de marcas próprias no varejo. Já Ana Laura Tambasco, diretora-executiva de marcas próprias do Carrefour e Sam’s Club, abordou a importância estratégica dessas marcas para o crescimento das redes.
O evento também contou com a presença de outros palestrantes de renome, como Domenico Tremaroli Filho, da NielsenIQ Brasil, que desmistificou a ideia de que as marcas próprias são exclusivas para consumidores de menor poder aquisitivo. Adriana Luiz Di Sessa, da Farmácias Pague Menos, e Rubens Batista, do Martins Atacadista, trouxeram perspectivas valiosas sobre a expansão dessas marcas no setor de saúde e atacado.
“O PL Connection é essencial para fomentar o diálogo e promover inovações que beneficiarão tanto varejistas quanto consumidores. Trouxemos ainda mais relevância ao evento com a presença dos principais players do mercado", destaca Antônio Sá, sócio fundador da Amicci.
Mauro Saccomani, do Grupo Construbrasil, ressaltou que as marcas próprias são um diferencial competitivo, permitindo autonomia para desenvolver produtos acessíveis sem perder a qualidade. Claudio Conz, da Fundação Brasileira de Marketing, destacou que o consumidor de materiais de construção busca soluções completas, e marcas próprias podem oferecer esse diferencial. Jorge Herzog, conselheiro, apontou a evolução das marcas próprias no Brasil ao longo de 35 anos e seu papel transformador no varejo.
Ana Paula Gilsogamo, da Mintel, apresentou dados sobre o aumento de lançamentos de marcas próprias, enquanto Lays Nogueira, da DNV, falou sobre a importância das auditorias na segurança dos produtos.  Vera Bermudo, conselheira e executiva de finanças, destacou o papel estratégico das marcas próprias na fidelização de clientes e na rentabilidade dos negócios. Juliemar Berri, da Amicci, abordou o impacto da inteligência artificial no design de embalagens, com a assistente de design AMY como destaque.

Prêmio Excelência em Marca Própria

O evento foi coroado com a primeira edição do Prêmio Excelência em Marca Própria, que reconheceu as iniciativas de destaque do setor, reforçando o potencial de crescimento no Brasil. A premiação, idealizada pela Amicci e Francal, contou com grandes conselheiros do varejo como Alexandra Jakob, consultora e conselheira do Capitalismo Social Consciente Brasil, Sandra Tanaka, presidente do Instituto Mulheres do Varejo, Caio Camargo, cofundador e apresentador do VarejoCast, Celso Renato, vice-presidente comercial e Trade MegaMidia Group, Eduardo Terra, sócio-diretor da BTR Varese, Fernanda Dalben, diretora de marketing e trademarketing do Dalben Supermercados e Marcos Livato, consultor e fundador da Axis Consultoria Empresarial.
A premiação contemplou cinco categorias: Marca Própria Mais Querida, Melhor Design de Embalagem, Melhor Case de Inovação, Melhor Case de Sustentabilidade e Marca Própria Revelação. Cada categoria contou com três ganhadores, escolhidos por uma comissão de jurados especializados. Os vencedores de cada categoria receberam um troféu exclusivo e o Selo de Excelência, que poderá ser utilizado por um ano para destacar o reconhecimento no mercado.
Confira os vencedores por categoria:
Categoria: Marca Própria Mais Querida
1º Lugar: Lasanha Veggie Sensation - Carrefour (Fabricada pela Mezzani)
2º Lugar: Latas Natalinas Member’s Mark – Sam’s Club (Fabricado pela Di Costa)
3º Lugar: Amido de Milho - COOP (Fabricado pela Santi)
Categoria: Melhor Design de Embalagem
1º Lugar: Linha Nachos Qualitá - Grupo Pão de Açúcar (Fabricado pela Romanato Alimentos)
2º Lugar: Batata Chips Peruanas Sweet Potato Member’s Mark - Sam’s Club (Fabricado pela Inka, criação da The Brand Crafters)
3º Lugar: Blush 3 em 1 Make Up - Grupo Panvel (Criação da Portal Brasil)
Categoria: Melhor Case de Inovação
1º Lugar: Snack Escova de Dentes - Petz (Fabricado pela Pet Union)
2º Lugar: Frutas Orgânicas Congeladas - Justo (Fabricado pelo Mercado Orgânico Brasil Digital)
3º Lugar: Sérum Peptídeos Pró-Colágeno Dermativ - Grupo Panvel (Fabricado pela Lifar)
Categoria: Melhor Case de Sustentabilidade
1º Lugar: Super Shake da Floresta - Mazô Mana (Fabricado pela Pronutrition)
2º Lugar: Starter Kit Lava Louças Natural - Rede São Paulo (Fabricado pela YVY)
3º Lugar: Granulado Higiênico de Madeira Roedores - Petz (Fabricado pelo Grupo Ecoenergia)
Categoria: Marca Própria Revelação
1º Lugar: Creme de Avelã Bontraz - Supermercado Koch (Fabricado pela Carino Ingredientes)
2º Lugar: Mel Laranjeira - Justo (Fabricado pela Melbras)
3º Lugar: Nuts Nutrabem - Grupo Panvel (Fabricado pela Selecionados Uniagro)
“Foi um verdadeiro sucesso e toda a equipe demonstrou muito empenho nesses três dias de evento. Pessoas vieram de todos os lugares do Brasil para compartilhar conhecimentos sobre Marcas Próprias. Nosso objetivo era fazer do PL Connection o local ideal para empresas que desejam se conectar com novos clientes, lançar produtos e continuar se atualizando sobre as últimas tendências do mercado”, explica Fernando Ruas, CEO da Francal.
 

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DEBORAH EVELYN SOSA FECINI
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