Com o objetivo de dar a destinação ambientalmente correta ao óleo lubrificante usado coletado em suas oficinas, a Bosch Brasil escolheu a Lwart Soluções Ambientais, empresa brasileira, líder de mercado e referência em economia circular no setor, como parceira oficial da empresa para realizar a logística reversa do Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado (OLUC) nas oficinas Bosch Car Service, a maior rede de oficinas do mundo.
A parceria tem como objetivo avançar na agenda sustentável da companhia, implementando a logística reversa do OLUC de forma ambientalmente correta e estimulando a destinação adequada do resíduo gerado por todos os credenciados.
O OLUC é um resíduo perigoso capaz de contaminar o meio ambiente, por isso deve ser separado e gerenciado de forma adequada. A legislação brasileira* determina que o OLUC deve ser coletado e destinado para o rerrefino, uma espécie de reciclagem que transforma o resíduo contaminado em óleo novo de novo. Esse ciclo, desde a coleta até a volta do produto ao mercado, é um exemplo de economia circular e, para que ele aconteça de forma perfeita, é fundamental que o óleo usado seja destinado de forma correta.
"Na Bosch Brasil, o princípio de economia circular é baseado em quatro pilares de atuação: logística reversa, aterro zero, redução de geração de resíduos e eficiência de materiais. Estabelecer mais uma parceria que vai reduzir o desperdício e minimizar o impacto ambiental das atividades é motivo de orgulho e reafirma nosso compromisso com a preservação do meio ambiente e com a construção de um futuro mais sustentável", afirma André Astini, Diretor de Conceito de Oficinas da Bosch.
Espalhadas por todos os estados do território nacional, as mais de 900 oficinas brasileiras credenciadas Bosch possuem serviços especializados em elétrica e eletrônica, ar-condicionado, sistema de freios, iluminação, pneus e motores, a manutenção e troca do óleo é parte fundamental dos serviços prestados. A colaboração Lwart e Bosch possibilitará um avanço para a sustentabilidade, com a destinação correta de todo o volume de OLUC dos automóveis levados para manutenção.
Após a coleta, o resíduo será levado à matriz da Lwart localizada em Lençóis Paulista/SP, onde acontece o rerrefino, processo de transformação do OLUC. Uma vez concluído, o material retornará para o mercado em forma de óleo básico de alta performance, matéria prima pura, que posteriormente será aditivada voltando a ser óleo lubrificante.
“O óleo usado é um vilão que precisa de atenção! A parceria com a Bosch é um exemplo de ação concreta em prol da sustentabilidade, pois além de dar luz a esse tema, reflete uma preocupação global com as melhores práticas para o futuro do planeta. É um grande orgulho para a Lwart ajudar no avanço sustentável dessa grande empresa promovendo a conscientização sobre a importância da logística reversa do OLUC”, explica Rodrigo Maia, Diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais.
*Resolução Conama n. 362/2005 recepcionada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n. 12.305/2010) e regulamento (Decreto Federal n. 7.404/2010)
Resoluções da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) n. 19 e 20, ambas de 2009 e Lei do Petróleo (Lei n. 9.478/1997).
Sobre Lwart Soluções Ambientais
Empresa 100% brasileira, a Lwart Soluções Ambientais é a líder nacional no segmento de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado, e única produtora na América Latina de óleos básicos de alta performance (Grupo II) a partir desse resíduo. Como empresa que tem a transformação em seu DNA e a sustentabilidade como principal pilar, também coleta, destina e transforma diversos tipos de resíduos sólidos comerciais e industriais. A Lwart Soluções Ambientais atende cerca de 80 mil clientes todos os anos, possui uma fábrica para produção de óleo básico de alta performance a partir do óleo lubrificante usado, localizada em Lençóis Paulista (SP), bem como 18 unidades de armazenamento temporário de resíduos espalhadas pelo Brasil. Mais informações em www.lwart.com.br.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FELIPE DE CASTRO GONCALVES GARRIDO RARIZ
[email protected]