30/09/2024 às 03h49min - Atualizada em 30/09/2024 às 03h49min
UPAs 24 horas terão consultas, exames, medicamentos e equipe multidisciplinar, garante Roberto Cidade
Proposta foi destacada durante encontros nos bairros Coroado e Santa Luzia
Assessoria de Imprensa As 12 Unidades de Pronto Atendimento de Saúde (UPAs) 24 horas que serão implantadas por Roberto Cidade (União Brasil), caso ele seja eleito prefeito de Manaus, terão consultas, exames, medicamentos e equipe multidisciplinar. A informação foi destacada durante a passagem do "Trio elétrico da Mudança" pelas avenidas Beira Mar e Beira Rio, no bairro Coroado, zona Leste da capital amazonense, neste sábado.
“Manaus é a única entre as dez maiores capitais do Brasil que não tem nenhum pronto-socorro ou UPA municipal. Fortaleza, Salvador, Curitiba, Recife, Palmas, todas essas têm. O prefeito de Manaus virou as costas, não faz a sua parte e quer terceirizar os problemas”, afirmou Roberto Cidade.
O Plano de Governo dele prevê implantar UPAs em todas as zonas da capital, sendo quatro na zona Norte, três na zona Sul, duas na zona Leste e uma nas zonas Oeste, Centro-Sul e Centro-Oeste. As unidades irão oferecer exames de laboratório e de imagem, como raios-x, ajudando a reduzir a fila de espera por esse tipo de procedimento.
Cidade também vai reestruturar a rede de oferta de medicamentos gratuitos de forma eficiente e humanizada, além de executar o Plano Nacional de Atenção Básica (PNAB) para reestruturar as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“Muitas vezes, a pessoa chega numa UBS, não tem médico, aí mandam ir lá pro 28 de Agosto, pro Platão. Se pelo menos tivesse alguma UPA perto de casa, a gente conseguiria ser atendido em qualquer horário”, afirmou a autônoma Ângela Cristina, 50 anos, moradora do bairro Santa Luzia, na zona Sul.
Ainda na noite de sábado, Roberto Cidade participou de uma mobilização no bairro Santa Luiza, zona Sul da cidade, e de um encontro com idosos na zona Oeste. Nos encontros, o candidato também deu detalhes das propostas para criar o Auxílio Municipal permanente no valor de R$ 150 para 50 mil pessoas e ampliar e armar a Guarda Civil Municipal.
Pela manhã, Cidade se reuniu com mais de cinco mil jovens e participou de uma mobilização na zona Norte com centenas de apoiadores, durante a qual 1.500 veículos foram adesivados. As atividades tiveram a presença do candidato a vice-prefeito, Coronel Menezes (Progressistas), do deputado estadual Rozenha e de candidatos ao cargo de vereador.