De acordo com a pesquisa + Valor, realizada pela Ticket, marca da Edenred Brasil de Benefícios e Engajamento, a oferta do serviço delivery por parte dos mais de 4,5 mil restaurantes entrevistados nas cinco regiões do País cresceu quatro pontos percentuais, de 44% em 2023 para 48% este ano. A retomada aconteceu após uma queda de 16 p.p. entre 2022 e 2023 (de 60% para 44%).
A média nacional foi impulsionada pelas regiões que se destacaram no levantamento. No Norte, a fatia de restaurantes que oferecem o serviço de entrega saltou de 28% para 64%. Na sequência, aparece o Centro-Oeste, que foi de 43% para 59% no mesmo período. Já o Sul cresceu de 42% para 50%. Com um incremento mais estável, de 47% para 48%, a Região Sudeste ficou em quarto lugar. Já o Nordeste foi o único que apresentou recuo, de 37% para 36%.
O levantamento também mostrou que 56% dos restaurantes utilizam canais próprios para receber pedidos. “Os dados contribuem para que os estabelecimentos e empresas relacionadas ao setor de delivery tenham uma melhor compreensão das tendências do mercado e possam tomar decisões mais embasadas em relação aos seus negócios”, comenta Nathália Ghiotto, diretora de produtos da Ticket.
Quatro em cada dez pessoas pedem comida via delivery
Outro levantamento feito pela Ticket, com quase dez mil pessoas, revelou que 40% dos brasileiros têm o hábito de pedir comida via delivery e que 11% fazem de um a dois pedidos por semana. Quando analisados apenas os consumidores da geração Z, com idades entre 15 e 28 anos, esse percentual sobe para 51%.
De acordo com a marca, o “fast food” é a categoria mais pedida na modalidade de entrega, seguida por “comida brasileira”, “lanchonete”, “pizzaria” e “carnes”.
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THAIS E SILVA
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