20/09/2024 às 11h48min - Atualizada em 22/09/2024 às 00h00min

Edenred se destaca com liderança feminina na área de proteção de dados

Gestoras da companhia comandam time de privacidade e proteção de dados pessoais

THAIS E SILVA
www.edenred.com.br
Divulgação

Quatro anos após a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) ter entrado em vigor e, indo na contramão do mercado brasileiro, em que menos de 1% das mulheres trabalham com tecnologia, de acordo com um levantamento do Serasa Experian, a Edenred Brasil, líder mundial em soluções especializadas de pagamentos para empresas e detentora das marcas Ticket, Edenred Ticket Log, Edenred Repom, Edenred Pay e Punto, mantém uma liderança composta por mulheres em sua área de proteção de dados.

Graziella Adas, Diretora da área Jurídica, Riscos e Regulatório; Aline Fachinetti, Gerente Sênior de Proteção de Dados para a região Américas; e Lara Gonçalves, DPO (Data Protection Officer) da Edenred Brasil, comandam a equipe corporativa de proteção de dados pessoais, que trabalha para impulsionar que as pessoas, processos e tecnologia estejam alinhados à regulação e às melhores práticas. O programa global da Edenred em proteção de dados também é comandado por uma mulher, que atua como DPO global, na sede da Edenred, em Paris.

“A proteção de dados faz parte da nossa estratégia global de sustentabilidade, no pilar Progresso. Temos o compromisso de criar valor, promovendo o desenvolvimento de atividades e parcerias de forma ética por toda a nossa cadeia. Com a LGPD, o tema se tornou mandatório no mercado, impulsionando o ecossistema de proteção de dados no país.”, conta Graziella.

Para fortalecer essa cultura dentro das empresas do grupo, há um foco estratégico no aumento progressivo da maturidade no tema, incluindo seu programa de conscientização. O tema é abordado em ao menos três eventos especiais anuais a todos os colaboradores: a Data Protection Week, a Compliance & Risk Week e a Cyber Week, além de diversas outras iniciativas internas e externas ao longo do ano. “Já fomos premiados por nossas ações de gamificação, que usa técnicas criativas para engajar e promover os comportamentos que impulsionam a ética digital e a proteção de dados. Além disso, promovemos oportunidades para que os DPOs dos nossos clientes, parceiros e outros especialistas troquem conhecimentos e cases de sucesso”, conta a diretora.

Qualificação profissional

Graziella Adas conta que, para estruturar o time que está à frente da área de proteção de dados na Edenred, foi necessário estudo e preparo até mesmo antes da LGPD entrar em vigor. Primeiramente, foi criado um Comitê Multidisciplinar, formado por profissionais internos de várias áreas, para compreenderem, juntos, como seria a implementação. Também contrataram consultorias e escritórios para treinamentos e estruturação estratégica do plano de ação. Em um segundo momento, foi criado um programa voltado ao tema, uma vez que ele exige um trabalho contínuo e progressivo, considerando tanto a lei brasileira quanto as melhores práticas europeias. “O momento exigia a criação de um novo time”, conta a executiva.

A formação das pessoas que se dedicariam ao tema, direta e indiretamente, se deu através de uma junção de profissionais internos, que foram realocados ou ganharam novas atividades, e a contratação de pessoas especializadas do mercado. Uma delas, por exemplo, foi a DPO Brasil, Lara Gonçalves, que este ano foi indicada ao ranking de melhores advogadas de tecnologia e direito do Latin American Lawyer Women Awards. “Hoje, os profissionais que atuam com proteção de dados precisam ser dinâmicos, dominando, além da tecnologia, a parte jurídica e soft skills para impulsionarem o tema adequadamente com as diversas áreas e pessoas da organização. É um tripé necessário para serem profissionais completos”, avalia.

Com uma liderança focada na inovação e governança, a Edenred Brasil acredita que a diversidade e a inovação podem ser aliadas poderosas na construção de uma cultura sólida e eficaz de privacidade e ética digital. O compromisso da empresa com a formação contínua e a capacitação de seus profissionais, aliado a uma abordagem estratégica e inovadora, solidifica seu papel como referência no mercado. Graziella conclui: “Nosso objetivo é ir além, promovendo padrões de excelência que inspirem outras organizações a seguirem o mesmo caminho. Estamos orgulhosos das conquistas até agora e ansiosos para continuar a inovar, sempre com foco na ética e na sustentabilidade”.


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