17/09/2024 às 15h37min - Atualizada em 18/09/2024 às 00h00min

A educação pública do Norte e Nordeste como exemplo para o Brasil

Por Moacir Filho, CEO da e.ducar, solução educacional integral especializada em metodologias ativas e inovações pedagógicas e tecnológicas.

CAROLINE VAZ
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Os últimos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) revelam uma realidade encorajadora: todas as cem escolas públicas com melhor desempenho nos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, estão localizadas nas regiões Norte e Nordeste do país. O Ceará, mais uma vez, destaca-se com 68 unidades no topo, seguido por Alagoas, com 31, e Pernambuco, com uma escola.

Entre as regiões, o Pará se sobressaiu. O estado, que ocupava a penúltima posição em 2021, registrou um salto notável no levantamento de 2023, alcançando a sexta colocação com um Ideb de 4,3 no ensino médio. Esse avanço impressionante é fruto de uma agenda estratégica e prioritária implementada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), focada em combater a evasão escolar, promover intervenções pedagógicas voltadas para a melhoria da aprendizagem e reforçar o uso de materiais didáticos físicos e digitais. Além disso, a inserção de novas disciplinas e o uso de tecnologias nos espaços educativos têm sido cruciais para esse avanço.

A experiência da educação pública no Norte, especialmente no Pará, demonstra que resultados expressivos podem ser alcançados com a inclusão de componentes curriculares inovadores, como educação ambiental e financeira, e projetos que conectam os alunos às soluções tecnológicas do século XXI estão preparando os estudantes para os desafios contemporâneos.

Apesar dos avanços, ainda há desafios a serem enfrentados. Os dados mostram que, mesmo com a maioria das redes estaduais de ensino apresentando melhora - 20 dos 27 estados tiveram aumento na média do Ideb -, há uma variação preocupante de 1,7 ponto no Ideb de acordo com o nível socioeconômico das escolas.

Essa disparidade evidencia as desigualdades estruturais que limitam as oportunidades dos alunos em contextos mais vulneráveis, tornando o investimento e o apoio dos governos municipais essenciais. As escolas necessitam de recursos adequados, materiais de qualidade e projetos pedagógicos transformadores que impulsionem o desenvolvimento e a aprendizagem de seus estudantes.

O sucesso observado no Ceará, o Pará e outros estados da região é um exemplo de que, com uma visão clara e investimentos adequados, a educação pública pode ser transformadora. É essencial que outras regiões sigam esse exemplo, garantindo que todos os estudantes brasileiros tenham acesso a uma educação que os prepare para um mercado de trabalho ainda mais moderno e inovador.


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Caroline Vaz dos Santos
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