A Casa PretaHub, referência em inovação e empreendedorismo negro em São Paulo, está com uma agenda repleta de atividades para o mês de setembro. A programação receberá oficinas e palestras, que reafirma o compromisso do espaço com o fomento de novos negócios e o desenvolvimento de empreendedores negros.
As ações são organizadas em colaboração com o Ministério da Cultura, Nubank e Mercado Livre, e recebem o patrocínio da PepsiCo Foundation, Nivea e Instituto Assai. Além disso, conta com o apoio do Instituto Alok e Pinheiro Neto Advogados, bem como com o suporte institucional da Fundação Tide Setúbal e do Instituto ACP.
A Casa Pretahub está localizada na Avenida Nove de Julho, n° 50, Bela Vista, próximo ao Metrô Anhangabaú.
Veja a programação completa:
14/09 - Rodas de conversa - Projeto Encruzilhadas
O projeto Encruzilhadas é realizado pelo Coletivo Espelho Meu, visando criar uma rede de apoio para coletivos focados em questões raciais, fortalecendo-os por meio de oficinas, vivências, atividades audiovisuais e rodas de conversa para agentes multiplicadores.
Horário: De 14 às 16h
Atividade gratuita: https://www.sympla.com.br/evento/rodas-de-conversa-projeto-encruzilhadas/2419340
21/09 - Roda de conversa: Saúde mental e trabalho nas periferias
No dia 21 de setembro, das 10h às 13h, o Afro Amparo, em parceria com a Casa Preta Hub e a Casa Caeté, convida para a roda de conversa "Nosso Corre: Saúde Mental e Trabalho nas Periferias – Cuidando da nossa gente!". O evento será um espaço aberto para debater os desafios da saúde mental e as condições de trabalho enfrentadas nas periferias, promovendo uma troca de experiências e estratégias de cuidado pensadas especialmente para a comunidade.
Este evento faz parte da iniciativa de construir um Setembro Amarelo de luta, visando abordar a saúde mental a partir das raízes sociais e das realidades vividas pela população negra e periférica. Em vez de uma abordagem individualizada, o Afro Amparo propõe um diálogo crítico que considera as influências do racismo estrutural, das desigualdades econômicas e das condições precárias de trabalho no bem viver das pessoas.
Horário: De 10 às 13h
Atividade gratuita: https://www.sympla.com.br/evento/roda-de-conversa-saude-mental-e-trabalho-nas-periferias/2633233
21/09 - Roda de conversa: A fotografia urbana de autoria negra e a desfetichização da imagem fotográfica
Encontro onde serão discutidas práticas e técnicas da fotografia documental de rua, especialmente os retratos urbanos e os registros espontâneos. Bem como as contribuições de artistas negros no processo de desfetichização das imagens dos seus pares na fotografia contemporânea. A conversa “A fotografia urbana de autoria negra e a desfetichização da imagem fotográfica”, integra as atividades em torno da exposição 'Stamos em Pleno Mar. . . Abrindo as Velas – Reminiscências e Deslocamentos da Vida Negra Paulistana (1980 – 2000).
Participam da atividade a fotógrafa Mônica Cardim, doutora em Artes pelo PGEHA-USP, e cujo trabalho busca justamente reelaborar iconografias e propor a desfetichização das imagens e das pessoas retratadas, seja por revisões interpretativas ou por criações dialógicas e colaborativas, possibilitando constituições de identidades e memórias; E o fotógrafo e diretor criativo Hudson Rodrigues, que explora em sua produção aspectos da vida em uma cidade grande e seus personagens, subvertendo e manipulando de modo autoral e criativo aspectos como sombras, reflexos e escassez de luz.
A mediação da conversa será do jornalista Nabor Jr.
Horário: De 16 às 18h
Atividade gratuita: https://www.sympla.com.br/evento/roda-de-conversa-a-fotografia-urbana-de-autoria-negra-e-a-desfetichizacao-da-imagem-fotografica/2633280
27/09 - Sarau das Escritoras Negras Flores de Baobá
O Coletivo de Escritoras Negras Flores de Baobá é um grupo que nasceu em dezembro de 2018, no lançamento dos Cadernos Negros 41. Foram mulheres que se uniram pelo entusiasmo e potência de suas escritas, impulsionadas pelo passado de todas que vieram antes, celebrando o presente e vislumbrando o futuro. O Coletivo reúne sete mulheres de diferentes gerações, que se uniram para além de compartilhar escritas, mas para também divulgar a literatura e propor ações que contribuem para o desenvolvimento da literatura de mulheres negras.
Venha conhecer o trabalho e se inspirar no Sarau das Escritoras Negras Flores de Baobá com participação de Benedita Lopes, Catita, Claudia Walleska, Esmeralda Ribeiro, Joice Aziza, Mari Vieira e Samira Calais.
Horário: De 18 às 21h
Atividade gratuita: https://www.sympla.com.br/evento/sarau-das-escritoras-negras-flores-de-baoba/2633317
28/09 - Oficina de criação Audiovisual: do roteiro à direção, com Terra Preta
A oficina pretende inspirar aqueles e aquelas pessoas que têm o desejo de criar conteúdo audiovisual - podendo ser vídeo ou podcast - mas ainda tem dúvidas sobre qual caminho narrativo seguir. A partir de exemplos teóricos, os participantes serão induzidos a refletir sobre possibilidades de roteiro e direção e de como criar sua própria identidade. A atividade contará com a participação de Rodrigo Portela, da Terra Preta Produções, e da jornalista Semayat Oliveira.
Horário: De 14 às 18h
Atividade gratuita: https://www.sympla.com.br/oficina-de-criacao-audiovisual-do-roteiro-a-direcao-com-terra-preta__2634157
28/09 - PRETA SONORA: Show de Trajano
O Preta Sonora é um projeto da PretaHub e da Casa PretaHub São Paulo que tem o objetivo de potencializar a trajetória de artistas independentes, negros e indígenas que atuam na cena musical. O projerto selecionou 9 talentos para realizarem um show intimista e exclusivo no Casa PretaHub SP, além de receber cachê e material audiovisual profissional de sua apresentação.
Horário: De 19 às 21h
Atividade gratuita: https://www.sympla.com.br/evento/preta-sonora-show-de-trajano/2633777
Sobre a PretaHub
A PretaHub é um Hub de criatividade, inventividade e tendências pretas. É o resultado de vinte e um anos de atividades do Instituto Feira Preta no trabalho de mapeamento, capacitação técnica e criativa, aceleradora e incubadora do empreendedorismo negro no Brasil. O Hub pensa a relação com a cultura, a economia e o empreendedorismo pretos, a partir de um olhar honesto e propositivo, entendendo seus papéis fundamentais na mudança estrutural de uma sociedade – e um mercado – que precisa absorver esta população não apenas em seus processos de consumo, mas no respeito à sua existência enquanto potência criativa e empreendedora. Saiba mais através do site: Link
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JAICE AMANDA PEREIRA BALDUINO
[email protected]