O trabalho do nutricionista no Sistema Único de Assistência Social (Suas) tem se consolidado como um pilar essencial na identificação e apoio a famílias em situação de Insegurança Alimentar e Nutricional (Insan).
“A atuação do nutricionista nos equipamentos da rede socioassistencial é fundamental tanto na proteção básica quanto na proteção especial. Nos Cras, ele desenvolve ações de educação alimentar e nutricional, promovendo a segurança alimentar e fortalecendo os vínculos comunitários”, destaca Alexsandro Wosniaki, diretor-tesoureiro do CFN.
“Nos Creas e em outros serviços de proteção especial, o nutricionista trabalha diretamente com famílias em situação de risco, buscando superar a insegurança alimentar e garantir o direito à alimentação adequada, integrando suas ações com outras políticas públicas, como saúde e educação”, complementa Wosniaki.
Segundo o diretor-tesoureiro do CFN, “se o Estado não prover uma alimentação adequada e saudável a esses indivíduos, ele também será um violador de direitos”. Portanto, não basta garantir acesso a qualquer alimento, mas sim alimentos de qualidade que representem vínculo para essa população em situação de vulnerabilidade. “Esse é um papel importante do nutricionista nesse contexto”, enfatiza.
O nutricionista também desempenha um papel vital em contextos de emergência e calamidade pública, como eventos climáticos extremos. Nessas situações, ele contribui tanto para o atendimento imediato às populações afetadas quanto para o planejamento e execução de políticas de segurança alimentar, como o programa “Cozinha Solidária”, que garante refeições nutritivas em momentos de crise e auxilia no reestabelecimento de práticas alimentares adequadas.
A Agenda de Alimentação e Nutrição no Suas reforça o papel do nutricionista como articulador entre políticas públicas de assistência social e segurança alimentar, promovendo a sustentabilidade dos sistemas alimentares e contribuindo para o desenvolvimento social e a inclusão de populações marginalizadas. Sua atuação está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente no combate à fome e à pobreza.
II Fórum Nacional de Nutricionistas na Assistência Social
Essas questões foram discutidas no II Fórum Nacional de Nutricionistas na Assistência Social, realizado na cidade do Rio de Janeiro, na Unirio, entre 9 e 10 de setembro. O evento contou com o apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, do Conselho Federal de Nutrição, do Conselho Regional de Nutrição 10ª Região e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
No evento, Alexsandro Wosniaki participou da mesa-redonda “Suas: na defesa e garantia do DHAA” e na facilitação da oficina “Regulamentação da atuação do nutricionista no Suas: subsídios para revisão da Resolução CFN nº 600/2018”.
Na ocasião, que incluiu a II Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição no Suas, reunindo trabalhos exitosos de todo o país, o Sistema CFN/CRN foi representado por conselheiros federais e regionais, demonstrando alinhamento e reforçando a importância do tema tanto para a sociedade quanto para a categoria.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TERSANDRO VILELA LIMA
[email protected]