26/08/2024 às 10h01min - Atualizada em 27/08/2024 às 00h00min

Digitalização acelerada no varejo exige profissionais capacitados no e-commerce, defende especialista

Transformação digital é prioridade estratégica para 68% das empresas de varejo; setor é o terceiro com maior em nível de maturidade digital

MARIA DOS SANTOS
Freepik

As novas oportunidades de trabalho no comércio vão exigir profissionais que saibam atuar no comércio eletrônico — isso porque 85% das empresas de varejo têm e-commerce, ou seja, vendem seus produtos de forma virtual. Além disso, 95% têm cadastros em marketplaces de terceiros para venderem seus produtos, como Mercado Livre, Amazon, Shopee, AliExpress, Magalu, Americanas, entre outros. 

 

Os dados são do 6º Estudo Transformação Digital no Varejo Brasileiro, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), publicado em abril deste ano. Ele comprova que cada vez mais empresas ingressam no comércio online, com vendas em redes sociais, lojas virtuais e marketplaces. Essa digitalização é prioridade para 68% das empresas que responderam à pesquisa, o que significa que o tema está nos planos de ações e desenvolvimento e ainda conta com investimentos destinados especificamente para essa transformação. 

 

Para a senior manager do Ecommerce na Prática, Babi Tonhela, as novas oportunidades de trabalho no varejo vão demandar profissionais com conhecimentos técnicos que vão desde saber como montar e gerenciar uma loja virtual até como melhorar a performance de vendas, passando pelo marketing digital e administração. “Essa é uma nova profissão conhecida como Consultor de E-commerce, que pode atuar tanto em grandes marcas já altamente digitalizadas, aumentando seu potencial de vendas com novas estratégias, quanto apoiando novas empresas que estão ingressando agora nesta jornada digital”, explica. 

 

Segundo Babi Tonhela, é uma carreira nova e promissora, levando em conta os dados que apontam para o volume de vendas online: somente em 2023, foram 395 milhões de compras feitas, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), movimentando R$ 185,7 bilhões.

 

A escola Ecommerce na Prática tem uma formação para consultores de e-commerce profissionais, capacitando-os a auxiliar empresas a otimizar suas vendas online e digitalizar operações. A formação abrange três perfis principais de clientes: empreendedores iniciantes, lojistas físicos que desejam expandir para o online e lojistas online buscando melhorar resultados.

 

“A Formação de Consultores de E-commerce possui um programa intensivo. O programa combina teoria e prática e fornece conhecimentos profundos sobre o e-commerce no Brasil. Ele aborda desde a estruturação de lojas virtuais até a aplicação de estratégias consultivas para diferentes tipos de negócios”, detalha Babi.

 

O crescimento de marketplaces próprios continua grande no país mesmo após a pandemia, quando existia uma promessa da retomada das lojas físicas. Para se ter uma ideia, ainda segundo o mesmo estudo da SBVC, em 2023 apenas 38% tinham plataforma de marketplace própria. Agora, em 2024, 65% possuem marketplace in, quase dobrando a estatística de lá para cá. 

 

Consultor home office

O varejo, porém, é bastante diverso e apresenta diferentes níveis de adoção da tecnologia nas vendas. O Índice Transformação Digital Brasil 2023 (ITDBr), uma pesquisa feita pela PwC Brasil e pela Fundação Dom Cabral (FDC), que avaliou a maturidade digital das empresas brasileiras, posicionou o varejo com a nota 3,5, em uma escala de 1 a 6 — ficando em terceiro lugar, atrás do setor Financeiro e de Tecnologia da Informação.

 

Com o empreendedorismo em alta, para Babi Tonhela, existe um potencial de crescimento de consultorias para o e-commerce com oportunidades home office, já que as empresas nem sempre exigem a presença física para especialistas no online. Além disso, as consultorias podem ser oferecidas de qualquer lugar do país para empresários em qualquer lugar do mundo.

 

“Apesar de uma grande parte das empresas estar digitalizada, ela ainda não é tão profunda e pode ser aprimorada. Existe um potencial de aumento da digitalização de muitas empresas, como explorar a omnicanalidade, aumentar a presença em outros marketplaces, direcionar melhor as promoções ou, ainda, fazer melhor uso das redes sociais”, destaca.

 

Serviço

Formação de Consultores da Ecommerce na Prática

Data de início: agosto de 2024

Duração: 12 semanas

Informações sobre a Formação: https://www.youtube.com/watch?v=5kKPyv4mB98

 

Ecommerce na Prática

O Ecommerce na Prática é a maior escola de empreendedorismo digital do país, com mais de 34 cursos e 400 aulas pensadas para criar, consolidar um e-commerce e aumentar as vendas na internet. Por meio da educação de qualidade, o EnP reduz as barreiras do empreendedorismo por toda América Latina, com conteúdos feitos por quem conhece o e-commerce no dia a dia.

 


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