16/08/2024 às 09h32min - Atualizada em 19/08/2024 às 16h00min

Campanha da Abrale utiliza referências do universo gamer para alertar sobre linfomas

Agosto Verde Claro é o mês de conscientização sobre os diversos tipos da doença

SONIA DINIZ
abrale.org.br
divulgação
A ABRALE - Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia aproveita referências e estratégias inspiradas no universo gamer para incentivar o diagnóstico precoce do linfoma.

A ideia da campanha “Domine o Linfoma” deste ano é utilizar a linguagem dos jogos, envolvente e interativa, para conscientizar o público sobre os sintomas da doença e a importância de buscar orientação médica logo nos primeiros sinais. Frases como “Avance cada fase” e “Dê start nessa missão”, incentivam o engajamento de pacientes e do público em geral.

A Abrale criou um jogo especialmente para a ação, com o objetivo de estimular o conhecimento e levar informação sobre esse tipo de câncer do sistema linfático. Ele funciona da seguinte maneira: uma dica informativa sobre os linfomas, seus sinais e sintomas e tratamentos é fornecida e o jogador deve descobrir a resposta e organizar a palavra corretamente.

Influenciadores conhecidos no mundo gamer também foram convidados para compartilhar a ação, e dentre os nomes já confirmados estão Gaules, Mari Nery e Mariana Ayrez.

Ainda como parte da campanha, no final deste mês alguns monumentos pelo Brasil também serão iluminados em verde, por conta do Agosto Verde Claro, mês de conscientização dos linfomas:
  • Arena MRV - Clube Atlético Mineiro - Belo Horizonte/MG
  • Theatro da Paz – Belém/PA
  • Praça Portugal e Iracema Guardiã – Fortaleza/CE
  • Câmara Municipal de Porto Alegre – RS
  • Câmara Municipal de Curitiba – PR
  • Monumento Cleriston Andrade – Salvador/BA
  • Praça XV de Novembro – Florianópolis/SC
  • Viaduto do Chá - São Paulo/SP
  • Assembleia Legislativa de Goiás – GO
  • Theatro Dom Pedro II - Ribeirão Preto/SP
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados cerca de 15 mil novos casos de linfomas no Brasil em 2024. De acordo com um levantamento do Observatório de Oncologia, entre 2013 e 2022, o número de diagnósticos de linfoma não-Hodgkin e de linfoma de Hodgkin aumentou 46,6% e 21,7% no país, respectivamente. Já o total de óbitos pelas doenças cresceu menos: 5,8% e 3,4%, o que pode significar uma sobrevida maior, fato bastante positivo.

Precisamos incentivar o conhecimento sobre os linfomas para que o diagnóstico seja feito no tempo oportuno e adequado, evitando os estágios mais avançados. O câncer não precisa e nem deve ser visto com pesar. Falar sobre o tema com leveza, como por meio de um jogo online, é uma maneira de alcançarmos as pessoas e gerar empoderamento não só no paciente, como na sociedade. Todos devemos dominar o linfoma”, fala Catherine Moura, médica sanitarista e CEO da Abrale. 

O que são os linfomas?
Este tipo de câncer surge no sistema linfático, quando as células de defesa começam a se desenvolver de forma desordenada. Os linfomas são divididos em dois grandes grupos: linfoma de Hodgkin (LH) e linfoma não-Hodgkin (LNH). A doença pode acontecer em qualquer momento da vida.

Observar as possíveis mudanças no corpo é fundamental, já que quanto antes esse câncer for descoberto, maiores serão as chances de conquistar resultados terapêuticos positivos. Os sintomas podem incluir:
  • Linfonodos inchados (carocinhos) e indolores, especialmente no pescoço, axilas ou virilha
  • Febre e perda de peso sem motivo
  • Suores noturnos intensos
  • Fadiga
  • Coceira na pele
  • Tosse ou dificuldade para respirar
Mais informações sobre sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento dos linfomas, e também a respeito  do jogo Domine o Linfoma, estão em www.abrale.org.br/domine-o-linfoma/

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LEANDRO ANTONIO FERRARI ANDRADE
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.