18/07/2024 às 11h57min - Atualizada em 21/07/2024 às 00h00min

Quebra na categoria de frutas, legumes e verduras (FLV) podem ser evitadas com algumas dicas.

O setor FLV tem sido um dos mais atingidos pelos níveis de quebra nos supermercados.

SAMANTHA DI KHALI
Divulgação

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), o setor de FLV (frutas, legumes e verduras) aumentou cerca de 44% em vendas no balanço de 2023, movimentando mais de R$ 19,2 bilhõesNa avaliação, as fortes ondas de calor impulsionaram esses números. A Nielsen Consultoria avaliou que a categoria é prioridade para 58% dos consumidores de supermercados, e tem sido um dos grandes propulsores de fidelização.

Débora Rocha, analista de RH à frente da Escola ASSERJ, destacou que os cursos oferecidos são elaborados para serem um braço de treinamento eficaz para os associados. “O objetivo é que, aplicando os conhecimentos e técnicas adquiridas, a experiência do cliente seja sempre melhor, impactando nas vendas. Na FLV, seção relevante, que fideliza o consumidor, também pode gerar quebras significativas, é de extrema importância que os colaboradores responsáveis saibam manipular os alimentos e apresentá-los da melhor forma nas gôndolas, para evitar perdas e para atrair os clientes”, concluiu.

Entretanto, o nível de quebra (nomenclatura usada para prejuízo no varejo) no setor de Frutas, Legumes e Verduras e em outros setores de comidas perecíveis ainda é alto. Segundo números do ranking de eficiência operacional da Associação Brasileira de Supermercados, o FLV representa 5,26% de perdas para os supermercadistas. Na lista, tomate, banana, folhagens, morango e cebola são os itens que mais apresentam perdas.

“Cresce muito a importância do investimento na área de prevenção de perdas e na contratação de profissionais capacitados para melhor gestão do estoque, pois todas essas consequências diminuem a competitividade tendo reflexo na redução dos lucros e impactando o preço final dos produtos para o consumidor”, explicou Carlos Eduardo Santospresidente da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe).

 

Confira algumas dicas:

1. Controle de Qualidade na Origem

  • Seleção de Fornecedores: Trabalhe com fornecedores de confiança que garantam produtos de alta qualidade.
  • Inspeção de Entrada: Realize inspeções rigorosas de qualidade ao receber as mercadorias.
2. Armazenamento Adequado
  • Temperatura e Umidade Controladas: Utilize câmaras frias e mantenha a umidade adequada para cada tipo de produto.
3. Manejo e Manuseio Cuidadoso
  • Treinamento de Funcionários: Ensine os funcionários a manusear os produtos com cuidado para evitar danos.
  • Equipamentos Adequados: Use caixas e prateleiras adequadas que minimizem o impacto e a pressão sobre os produtos.
4. Monitoramento Contínuo
  • Verificação Diária: Inspecione os produtos diariamente para detectar sinais de deterioração e agir rapidamente.
  • Tecnologia de Monitoramento: Utilize sensores e softwares para monitorar a temperatura e a umidade em tempo real.
5. Redução de Desperdício
  • Transformação de Produtos: Use frutas e legumes próximos da deterioração para fazer sucos, saladas ou pratos prontos.
  • Compostagem: Utilize os resíduos orgânicos para compostagem, reduzindo o desperdício e beneficiando o meio ambiente.

 

 

Sobre a ASSERJ

Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros e marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.

Mais informações: https://asserj.com.br/  

Instagram: @asserjsupermercados  

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/asserjsupermercados/  

 

 


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Samantha di Khali Comunica
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