As receitas de vendas no varejo cresceram 7,7% no Carnaval deste ano, durante 9 a 14 de fevereiro, em comparação com o mesmo período festivo de 2023, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
O setor varejista observou destaque, principalmente, em Salvador, com crescimento de 8,4%. O faturamento seguiu positivo no Rio de Janeiro, com uma aceleração de 8,3%, Florianópolis, com 7,7% e Belo Horizonte, com 6%.
Recife também teve um aumento no varejo de 4,5%, se defrontando com o setor de supermercados e hipermercados, único lugar onde o segmento apresentou uma retração, com queda de 5,8%.
Segundo o índice, o segmento de mercados foi o mais beneficiado com o feriado prolongado de festas apresentando alta de mais de 11%, puxado pela cidade do Rio de Janeiro, com uma variação positiva de 11,8%.
Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, afirma que esse resultado está relacionado à inflação em janeiro, que avançou 0,42%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Outro fator que colaborou para a alta nas vendas foi o fato de que em 2024 o Carnaval foi comemorado mais para o começo do mês, período em que o salário ainda não foi completamente gasto pelas pessoas. Em 2023, o feriado ocorreu mais para o final de fevereiro”, afirmou Alves.
Outros destaques do Carnaval foram os segmentos de Recreação e Lazer, avançando 7,4%, e Turismo e Transporte, com 4,4%. Já o faturamento de Alimentação, que engloba bares e restaurantes, teve um crescimento do faturamento menor, de 0,9%.