O Celular Seguro, ferramenta criada pelo governo para bloquear instantaneamente aparelhos roubados e barrar os acessos a contas de bancos e serviços, será lançado nesta terça-feira. Por meio de um aplicativo e um site único abrigado no portal Gov.br, ela funcionará como uma espécie de “botão de segurança” para casos de roubos ou furtos e seu acionamento deve bloquear em até dez minutos os apps de redes bancárias.
O acionamento poderá ser feito pela vítima ou por alguém de confiança previamente cadastrado. Além disso, as mensagens via SMS também serão bloqueadas. Para ter acesso à ferramenta é preciso ter cadastro no Gov.br. Confira a seguir como proceder em uma situação de roubo do celular, de acordo com cartilha divulgada ontem pelo governo.
Veja em mais detalhes o passo a passo de como acionar a plataforma
1. Baixe o app Celular Seguro na loja de aplicativos do seu celular (Google Play, para Android, ou App Store, para iOS).
cadastro no Celular seguro — Foto: Divulgação
2. O login será feito por meio da conta Gov.br (quem não tiver terá de criar). Depois, leia os termos de uso, que informam a relação das instituições participantes, e clique no botão “Concordo”.
Termos de uso Celular Seguro — Foto: Divulgação
3. Na página inicial, será possível cadastrar pessoas de confiança e registrar o número de celular. Nessa página também está o botão para registrar a ocorrência.
Cadastrar contato: Quando você cadastra alguém como pessoa de sua confiança, ela passa a visualizar o seu aparelho no perfil dela para que, caso aconteça algo com o seu celular, ela crie uma ocorrência em seu nome pelo aplicativo. É preciso escolher alguém de confiança, com muito cuidado.
Acesso Seguro — Foto: Divulgação
Cadastrar telefone — Foto: divulgação
4. Cadastrar telefone: Não existe quantidade limite para dispositivos, mas, atenção: a linha do aparelho deve estar cadastrada no seu CPF. Caso contrário, o alerta não será emitido.
Cadastrar telefone — Foto: Divulgação
Registrar ocorrência: Em caso de roubo, perda ou furto do seu aparelho, você, ou a pessoa de confiança indicada, poderá criar uma ocorrência pelo app ou pelo site. Siga os seguintes passos:
-Selecione o número do aparelho em “Meus Telefones” ou “Telefones de Confiança”.
-Você verá a lista de todos os aparelhos cadastrados. Selecione aquele que teve o problema.
– Clique no botão “Alerta” para criar uma ocorrência. Registre O QUE, QUANDO e ONDE ocorreu o problema.
-Assim que a ocorrência for emitida, será exibido um número de protocolo, que deve ser guardado. Esse protocolo é formado pela data do registro, o número do telefone bloqueado e o CPF do solicitante.
registrar ocorrência — Foto: Divulgação
Feita a ocorrência, o app fará a integração com as instituições participantes, permitindo o compartilhamento de dados com operadoras de telefonia para a suspensão do dispositivo e dos serviços financeiros ligados a bancos e financeiras.
Protocolo — Foto: Divulgação