Metade dos brasileiros quer comprar mais na Black Friday 2023, em 24 de novembro, em comparação com a campanha de 2022, segundo o Mercado Livre. O e-commerce será ambiente de compra para 96% dos respondentes da pesquisa feita pelo marketplace, divulgada nesta quarta-feira (dia 18), e 23% pretender gastar mais de R$ 2 mil na data. Esta foi a maior faixa de valor considerada no levantamento e a mais popular, ou seja, faixas de gastos mais baixas têm menor intenção declarada.
— Eletrodomésticos são líderes absolutos de intenção de compras. Eletrônicos vêm em segundo lugar, e celulares e assessórios de telefonia aparecem em terceiro. São categorias de valor alto, que as pessoas se planejam para comprar — afirma Julia Rueff, vice-presidente de Marketplace do Mercado Livre no Brasil, ressaltando, no entanto, que outras categorias vêm ganhando amplitude nas intenções de compra: — Dificilmente a pessoa vai comprar uma categoria só no Black Friday.
Quatro a cada dez vão mirar nos eletrônicos. Mas móveis e itens de decoração para casa, que estão fora do pódio, por exemplo, devem aparecer nos carrinhos de três em cada dez compradores durante a Black Friday. O Mercado Livre ainda planeja vender pares de tênis que enchem nove Maracanãs, 20 piscinas infantis em perfumes, tapetes forrando 27 de campos de futebol, quase um milhão de taças de vinho e mil salas de cinema ocupadas por bonecas.
Para dar conta dessa demanda, a empresa vai contratar 5.600 trabalhadores temporários, que vão representar mais de 20% do seu quadro de funcionários para a data mais importante do ano em vendas. São contratações principalmente para o setor de Logística.
Para fazerem escolhas inteligentes dentro das categorias que exigem um desembolso maior, seis entre dez consumidores já se planejam desde setembro, fazendo listas de desejo, pesquisas de marcas e acompanhando preços.
— Mas 61% mudam de opinião, em relação ao produto ou a marca, no momento da compra, se forem estimulados por uma promoção, por exemplo. Então a Black Friday é uma boa oportunidade para as marcas apresentarem seus produtos aos consumidores — diz Julia Rueff.
A intenção de compra à vista é de apenas 18%, após ter crescido três pontos percentuais. A opção de parcelamento continua sendo a mais relevante, sendo que 49% dos consumidores não comprariam se houvesse o fim da opção de parcelar sem juros. Portanto, meios de pagamento oferecidos pelas empresas podem ser determinantes para seu sucesso de vendas na data.
A oferta de frete grátis também: 75% dos consumidores consideram como um motivo para comprar. E um em cada três consumidores considera que receber o produto em um dia é um diferencial. As duas conveniências vêm sendo reforçadas pelo Mercado Livro durante todo o ano.