01/08/2023 às 17h41min - Atualizada em 01/08/2023 às 17h41min

Três primeiros pacientes que receberam transplante renal do SUS no estado têm alta no Hospital Delphina Aziz

Opy Health é responsável pelos serviços não clínicos e pela infraestrutura da unidade, que conta com 14 leitos e quatro UTIs exclusivos para transplante

Alex Pazuello - Secom
Os três primeiros pacientes que receberam transplante renal do SUS no Amazonas tiveram alta no Hospital Delphina Aziz, em Manaus. Decorrentes de doações entre pais e filhos, as cirurgias tiveram a duração entre três e quatro horas e ocorreram sem intercorrências.
 
Os pacientes foram um jovem de 35 anos que teve o pai, de 55 anos, como doador; a industriária Micilene de Lima, 46 anos, que recebeu o rim doado pelo filho, Marcelo Lima, 30 anos, e a servidora pública Margarida Andrade, 50 anos, que doou o rim para o filho, Luiz Henrique, 30 anos. De acordo com Margarida, não há melhor prova de amor. “Mais uma vez eu estou dando a vida para o meu filho. E se for preciso, eu faço novamente”, declara.
 
Luiz afirmou estar muito feliz por ter realizado um sonho após tantas noites de oração, dias em que passou mal e até pensou em desistir. “É pela minha família que estou lutando. Agradeço toda a equipe médica do Delphina Aziz, do estado, o governador e toda a equipe que se esforçou para implantar o transplante aqui no Amazonas”, destaca.
 
Na saída do ambulatório, a equipe assistencial do hospital, comandada pelo Instituto de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), preparou aos pacientes um corredor da vitória e anunciou pela primeira vez no sistema sonoro do hospital o código esmeralda, que significa alta de pacientes transplantados.
 
A infraestrutura do complexo hospitalar foi adequada durante meses, com a realização de treinamentos com 400 integrantes dos times clínicos, além de investimentos em instalações e instrumentais cirúrgicos, trabalho executado pela Opy Health e equipe assistencial do Delphina Aziz. A fase preparatória incluiu a realização de consultas com os primeiros receptores e atendimentos a pessoas já transplantadas.
 
Vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e à Opy Health, responsável pelos serviços não clínicos e pela infraestrutura em regime de PPP (Parceria Público-Privada), a unidade conta com 14 leitos e quatro UTIs exclusivos para transplante.
 
O transplante renal é um tratamento para pacientes com diagnóstico de insuficiência renal crônica, estando doente em diálise ou mesmo em fase pré-dialítica. Segundo dados da SECOM (AM), o Amazonas possui cerca de mil pacientes em diálise e aproximadamente 700 pessoas inscritas em outras regiões que poderão realizar os procedimentos no estado em que residem.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.