11/07/2023 às 09h04min - Atualizada em 12/07/2023 às 04h05min

Jornalista Rodrigo Lico, visita o gabinete da vereadora paulistana Cris Monteiro e se surpreende positivamente com a gestão, projetos realizados e a história de vida da parlamentar

Rodrigo Lico, jornalista diplomado (MTB: 0061303 - SP)
Vereadora Cris Monteiro e o jornalista Rodrigo Lico
Arquivo

O jornalista Rodrigo Lico esteve na Câmara Municipal de São Paulo, o maior parlamento municipal da América Latina e visitou o gabinete da vereadora Cris Monteiro. Por intermédio de um professor, amigo e incentivador da então candidata, ele tomou conhecimento da vontade dela em assumir uma das 55 cadeiras do legislativo municipal, em 2020.

Uma história realmente surreal, difícil de acreditar, mesmo vendo com os próprios olhos. Em síntese tratava-se de uma mulher que trabalhava em um dos maiores bancos de investimentos do mundo, com uma carreira consolidada e “inopinadamente” largou tudo isso para disputar uma vaga de vereadora, abrindo mão de um salário 10 vezes maior, do que os rendimentos financeiros que poder público municipal lhe proporciona. 

Como cidadão, eleitor e jornalista desconfiei disso imediatamente, o meu subconsciente dizia: “aí tem!” E conjecturas suposições vinham à mente, dentre elas: “a mulher surtou”; “alguma vantagem existe”, “quer aparecer”, entre outras. Então tomei conhecimento de mais dois fatos relevantes na biografia dela, um foi que ela sofre com a alopecia e outro é que suas origens são oriundas de família humilde, sua mãe era dona de casa e seu pai taxista. Esses particulares chamaram a atenção deste jornalista que vos fala, pois também sou filho de uma empregada e um caminhoneiro. 

Cris optou por ingressar na vida pública com um propósito, a transformação por meio da educação, ofertar uma escola de qualidade para os menos favorecidos, para competirem em pé de igualdade por melhores oportunidades no mercado de trabalho. Foi por meio da educação, que Cris teve sua vida transformada, bem como esse jornalista que vos relata.

Lico, como jornalista, ainda tinha um resquício de desconfiança nessa história. Mas em visita presencial ao gabinete, teve a oportunidade de olhar nos olhos dela e ver transparecer verdade, sensibilidade e vontade de mudar a triste realidade educacional pública da cidade mais rica da América Latina, com tantos contrastes.

Rodrigo esteve no gabinete em uma segunda-feira, no fim de tarde e viu uma equipe proativa, disposta a fazer a diferença. Lico percebeu na ocasião que boa parte dos demais gabinetes estavam vazios. Isso por si só demonstrou o diferencial de Cris e o notório aspecto técnico ficou evidente o “choque de gestão” em sua legislatura. O jornalista constatou um mandado de resultados, foram diversos projetos aprovados, dentre eles: 

 
  • 19 projetos de lei com temas sobre a qualidade da gestão das escolas públicas, combate à violência, maior transparência nas informações a população e o uso de inteligência artificial para nomear alguns desses projetos, dos quais 8 já foram aprovados e 5 já são leis;
  • Em apenas 2 anos, destinou 8 milhões de reais em emendas para 40 instituições. São crianças, mães, empreendedoras, a população em geral tendo suas vidas transformadas de maneiras positivas;
  • Nas fiscalizações atendeu mais de 520 solicitações de melhorias e reparos nos aparelhos públicos, ruas e calçadas da cidade de São Paulo;
  • Sua lei de combate ao abandono e evasão escolar já foi protocolada em cerca de 100 municípios e pode beneficiar até 5 milhões de estudantes;
  • PL 638/2022 - milhões de reais sem aumentar impostos via Naming Rights
 

De maneira inédita Cris também lançou um curso de mentoria, para quem deseja prosperar e seguir seu exemplo profissional, que iniciou sua carreira como recepcionista e chegou ao cargo de diretora em um dos maiores bancos de investimento do mundo. Vale conhecer, acesse: http://crismonteiro.com.br/mentoria/

Cris também disponibiliza o whatsapp ( +5511975515638), para que qualquer munícipe de São Paulo possa enviar críticas e sugestões, como: rua sem iluminação pública; buracos, falta de zeladoria, falta de vaga em creches e escolas; vagas nas UBS e qualquer eventualidade na qual o cidadão paulistano possa ter com relação aos serviços públicos municipais. Vale lembrar que São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil, com cerca de 12 milhões de habitantes. Essa demanda não deve ser fácil, mas Cris e sua equipe enfrentam o desafio. 

O jornalista ficou muito entusiasmado em conhecê-la pessoalmente, viu que sua agenda estava apertada, mas anseia por uma nova oportunidade, com mais tempo para elaborar uma matéria mais ampla, mencionando a fundo os desafios complexos da cidade de São Paulo e como superá-los.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.