Por Janine Motta* A busca por conhecimentos práticos que nos auxiliem a solucionar um hall variado de demandas que surgem no decorrer de nossas jornadas profissionais é uma etapa determinante para o sucesso de uma carreira e para que possamos também nos tornar líderes aptos a transmitir saberes que auxiliem no desenvolvimento humano e estratégico de nossas equipes. Dentro dessa jornada de aprendizagem – que é também uma jornada transformacional que ocorre em via de mão dupla, uma vez que lideranças e liderados acumulam skills através da correção de processos, diálogo e de uma troca rica e estimulante de conhecimentos – precisamos nos munir de metodologias capazes de atender aos objetivos de um mercado em constante mutação e que segue enfrentando desafios para atrair mão de obra especializada. Para tanto, precisamos, em muitos casos, ir além dos caminhos tradicionais de um setor e buscar métodos para a difusão de habilidades que se encontram em outros campos. Nesse sentido, em minha atuação no universo de marketing e de gestão de pessoas, busquei inspiração na área educacional para desenvolver skills relacionados a resolução de problemas, comunicação e gestão organizacional nas equipes que liderei, a partir da metodologia Project-based Instruction, o PBL, que tem como diretriz central a aprendizagem por projetos. É importante entendermos que a resolução de problemas, aqui, assume uma perspectiva integrada, coletiva e de troca transversal de conhecimentos, que se alinha, aliás, aos princípios educacionais da Unesco para os desafios do Século XXI e para os objetivos do desenvolvimento sustentável. Estamos, assim, falando de um método que, se bem implementado, pode contribuir não só com a formação de profissionais com skills práticos e objetivos que se alinham as metas de um negócio e de uma área – é válido frisar, aliás, que essa linha de ensino-aprendizagem se aplica não só ao marketing, mas a diferentes setores de uma corporação ou startup –, mas também de um caminho para uma formação dinâmica, humana e capaz de fidelizar colaboradores que anseiam por oportunidades de desenvolvimento nas empresas. Um passo a passo da metodologia de aprendizado por projetos e seus benefícios A aprendizagem por projetos, adaptada ao terreno da gestão de pessoas e do marketing pode ser dividida em 4 macroetapas. São elas:
Planejamento: como todo passo importante na realidade de uma empresa e dentro de um processo de ensino-aprendizagem, o PBL requer planejamento. Nessa etapa é importante definir quais são os principais desafios e objetivos de sua área para a definição do escopo do projeto. Além disso, um passo fundamental envolve um conhecimento detalhado de seus liderados – pontos fortes, a desenvolver, dificuldades, aquilo que ele busca e como seus skills podem ser aplicados no projeto;
Comunicação: é hora de contextualizar o projeto, delegar responsabilidades e definir – com base em indicadores e KPIs – o que será considerado sucesso nesse processo desenvolvimento. E tudo isso com uma comunicação clara, transparente e horizontal – permitindo, por exemplo, que os liderados apresentem de que modo se sentem mais confortáveis para realizar as ações demandadas e quais habilidades poderão ser desenvolvidas durante o processo;
Alinhamento: é crucial também que haja um alinhamento com outras áreas e lideranças sobre as prioridades de seu time e os pontos que serão desenvolvidos em benefício da empresa e dos próprios colaboradores. Crie um ritual de compartilhamento de informações, novamente reforçando aspectos de comunicação;
Entrega e avaliação: finalmente, é hora de apresentar o projeto e seus resultados para as áreas, pessoas envolvidas e lideranças. Não deixe de contextualizar todo o processo de desenvolvimento, fornecendo e recebendo feedbacks que serão extremamente válidos para novas jornadas de aprendizagem.
Como frisei no início, a metodologia do PBL aplicada às diferentes áreas de uma empresa traz uma série de ganhos que incluem desde a formação interna de colaboradores – que, por sua vez, favorece a renovação dos quadros de liderança e gera valor de capital humano para as organizações – até a construção de times com habilidades melhor desenvolvidas de planejamento, execução de projetos, comunicação e resolução de problemas. Tais skills, por sua vez, estão entre os mais buscados pelo mercado, conforme apontado por uma pesquisa recente da ZipRecruiter. Ademais, ao abrirmos oportunidades de evolução profissional para os colaboradores, criamos uma relação entre líderes e liderados que favorece o engajamento e a fidelização de talentos especializados – sem dúvidas, um diferencial competitivo para um ambiente de negócios em que a disputa por profissionais com um conjunto dinâmico de soft e hard skills é acirrada. Sobre esse ponto, aliás, uma pesquisa da Pew Research alertou que a falta de caminhos de desenvolvimento nas empresas foi considerada a principal razão – em conjunto com remunerações baixas – para os grandes movimentos de demissão voluntária (great resignation) que vem afetando o mercado nos últimos dois anos. Ou seja: investir em metodologias como o aprendizado por projetos é também uma questão de visão e pode ser uma estratégia-chave para empresas que entendem que o conhecimento é uma das principais moedas de troca para o sucesso. *Janine Motta é comunicóloga, jornalista e profissional do marketing.