Visibilidade é um dos fatores chaves para manter a atenção dos condutores que transitam pelas vias de Manaus. E foi justamente com esse objetivo que o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) instalou o primeiro sistema complementar de iluminação semafórica na avenida Umberto Calderaro Filho, esquina com rua Teresina, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da cidade. Trata-se de uma tecnologia de ponta de sinalização sensorial de LED, usada em poucas cidades do Brasil, que funcionará agregado ao poste e ao “braço” que sustenta o semáforo. Além do poste do semáforo, parte da calçada próxima à faixa de pedestre também recebeu iluminação para indicar aos pedestres o momento correto para fazer a travessia.
Com mais iluminação, o objetivo é melhorar a visibilidade e reforçar aos motoristas a atenção ao trânsito. O sistema luminoso complementar ativa a visão dos condutores, chamando ainda mais atenção ao semáforo.
Na noite de quarta-feira (28/6), o prefeito David Almeida e o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, acompanharam a operação do novo equipamento. Para o prefeito, a unidade semafórica vai melhorar o fluxo de veículos e trazer mais segurança ao trânsito.
“ESTAMOS IMPLEMENTANDO O SEMÁFORO INTELIGENTE E TAMBÉM ESSA COMPACTAÇÃO DE CORES, COLOCANDO MAIS LUZES, PARA QUE TANTO QUEM ESTÁ AO VOLANTE QUANTO OS PEDESTRES POSSAM VER A MUDANÇA NAS CORES DO SEMÁFORO. LOGO MAIS, ESSE SISTEMA ESTARÁ EM OUTRAS ÁREAS DE MANAUS”
DESTACOU DAVID ALMEIDA.
O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, disse que se trata de um sistema inovador.
“A ILUMINAÇÃO COMPLEMENTAR É SINCRONIZADA COM A DO SEMÁFORO, DE MANEIRA QUE O CONDUTOR DO VEÍCULO POSSA ENXERGAR DE LONGE A SINALIZAÇÃO, PRINCIPALMENTE À NOITE, O QUE MELHORA A SEGURANÇA DE CONDUTORES E PEDESTRES. O RECURSO TAMBÉM AUMENTA A VISUALIZAÇÃO DA SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA PREVENINDO A ULTRAPASSAGEM NO SINAL VERMELHO”