De acordo com uma pesquisa realizada pela Ticket, marca da Edenred Brasil de benefícios ao trabalhador, para entender as perspectivas das diferentes gerações no mercado de trabalho, 50% dos profissionais do Nordeste com menos de 42 anos (ou seja, os que pertencem às gerações Y e Z), pretendem permanecer, em 2023, na mesma empresa e área que ocupam atualmente, enquanto 20% pretendem ficar na companhia, mas mudar de ocupação. Já entre os trabalhadores das gerações X e Baby Boomers, que têm mais de 43 anos, 68.5% planejam ficar na mesma empresa e seguir no cargo atual, enquanto 18,5% desejam estar na mesma empresa, porém atuando em outra área.
Segundo Tatiana Romero, Diretora de Recursos Humanos da Ticket, é natural que as diferentes gerações que atuam juntas no mercado de trabalho tenham visões e aspirações distintas, mas os gestores e RHs das empresas precisam ficar atentos para que essas diferenças não afetem a motivação e a produtividade dos colaboradores. “O ideal é que as companhias tenham pluralidade e respeitem a diversidade. A complementaridade das experiências das diferentes gerações é fundamental para o sucesso do negócio”, comenta. “O estudo também mostrou que 43% dos trabalhadores das gerações Y e Z consideram as perspectivas de crescimento na empresa como o principal fator motivacional, enquanto apenas 30,5% entre os mais velhos têm a mesma opinião. Isso reitera a importância de os gestores saberem ouvir os diferentes profissionais e criarem iniciativas que atendam as expectativas de todos”, completa a executiva.
Ainda segundo o levantamento, enquanto 26% dos profissionais com mais de 42 anos valorizam um ambiente de trabalho saudável como fator motivacional, e o mencionaram como o principal deles, apenas 20% dos respondentes das gerações Y e Z citaram essa característica, que apareceu na terceira colocação entre as mais almejadas.
Quando o assunto é os benefícios concedidos pela empresa, o mais desejado pelos trabalhadores com até 42 anos é o relacionado à prática de atividades físicas, como academia, mencionado por 31% dos respondentes, seguido plano de saúde (25%) e os que garantem descontos em farmácias (20%); enquanto para as gerações X e Baby Boomers os benefícios mais mencionados, por 25% das pessoas cada um, foram o plano de saúde e o para atender gastos com farmácia, seguido do combustível (22%) e de educação (20%).
O atual modelo de trabalho praticado pelas duas gerações também apresentou diferenças. Entre os profissionais mais jovens, 14% estão atuando de forma híbrida ou totalmente remota, enquanto apenas 4% entre os respondentes acima de 35 anos trabalham em um dos dois modelos. “Apesar das mudanças nos modelos de trabalho atingirem todas as fatias dos trabalhadores ativos, as gerações mais jovens possuem mais facilidade de se adaptar às novidades”, comenta Romero.