De acordo com uma pesquisa realizada pela Ticket, marca da Edenred Brasil de benefícios ao trabalhador, para entender as perspectivas das diferentes gerações no mercado de trabalho, 49% dos profissionais do Sul com menos de 42 anos (ou seja, os que pertencem às gerações Y e Z), pretendem permanecer, em 2023, na mesma empresa e área que ocupam atualmente, enquanto 16% pretendem ficar na companhia, mas mudar de ocupação. Já entre os trabalhadores das gerações X e Baby Boomers, que têm mais de 43 anos, 65% planejam ficar na mesma empresa e seguir no cargo atual, enquanto 15% desejam estar na mesma empresa, porém atuando em outra área.
Segundo Tatiana Romero, Diretora de Recursos Humanos da Ticket, é natural que as diferentes gerações que atuam juntas no mercado de trabalho tenham visões e aspirações distintas, mas os gestores e RHs das empresas precisam ficar atentos para que essas diferenças não afetem a motivação e a produtividade dos colaboradores. “O ideal é que as companhias tenham pluralidade e respeitem a diversidade. A complementaridade das experiências das diferentes gerações é fundamental para o sucesso do negócio”, comenta. “O estudo também mostrou que 35% dos trabalhadores das gerações Y e Z consideram as perspectivas de crescimento na empresa como o principal fator motivacional, enquanto apenas 30% entre os mais velhos têm a mesma opinião. Isso reitera a importância de os gestores saberem ouvir os diferentes profissionais e criarem iniciativas que atendam as expectativas de todos”, completa a executiva.
Ainda segundo o levantamento, enquanto 27,5% dos profissionais com mais de 42 anos valorizam um ambiente de trabalho saudável como fator motivacional, e o mencionaram como o principal deles, apenas 20% dos respondentes das gerações Y e Z citaram essa característica, que apareceu na terceira colocação entre as mais almejadas.
Quando o assunto é os benefícios concedidos pela empresa, os mais desejados pelos trabalhadores com até 42 anos são relacionados à prática de atividades físicas, como academia, e o combustível, mencionados por 27% dos respondentes cada um, seguidos do plano de saúde (25,5%) e os que garantem descontos em educação (23%); enquanto para as gerações X e Baby Boomers o benefício mais mencionado, por 32% das pessoas, foram o combustível, seguido do plano de saúde (26,5%) e dos que garantem descontos em farmácia (21,2%).
O atual modelo de trabalho praticado pelas duas gerações também apresentou diferenças. Mas ao contrário do observado em outras regiões do País, no Sul a porcentagem de profissionais acima de 35 anos atuando nos dois modelos é superior, com 16,5%, ao dos respondentes mais jovens, com apenas 12%.