09/06/2023 às 20h42min - Atualizada em 10/06/2023 às 00h02min

Dnit planeja começar obras no Lote C da BR-319 em 2023, no AM

No entanto, a rodovia depende de duas licenças e não tem consórcio para pavimentar o trecho, após o contrato com a empresa ter sido rescindido pelo DNIT.

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https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/06/09/dnit-planeja-comecar-obras-no-lote-c-da-br-319-em-2023-no-am.ghtml

No entanto, a rodovia depende de duas licenças e não tem consórcio para pavimentar o trecho, após o contrato com a empresa ter sido rescindido pelo DNIT. BR-319.
Rede Amazônica/Reprodução
O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) planeja começar as obras no lote C da BR-319, no Amazonas, em 2023. No entanto, a rodovia depende de duas licenças e não tem consórcio para pavimentar o trecho, após o contrato com a empresa ter sido rescindido.
Criada há 47 anos, a rodovia é a principal ligação terrestre do estado com o restante do país, e sofre com obras inacabadas e atoleiros há mais de 30 anos.
Para Rede Amazônica, o diretor-geral do Dnit, Fabrício Galvão, afirmou que um dos trechos que mais tem problemas, o Lote C, tem a licença para obra, no entanto, falta autorização para as áreas industriais de canteiro de obra e asfalto, que é concedido pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e foi que solicitado ao órgão.
O Dnit, ainda, suspendeu o contrato com o consórcio Tecon-Ardo-RC, que realizaria a pavimentação do trecho, por inexecução do trabalho.
Apesar da falta de licenças e sem empresa para pavimentação, o diretor-geral do órgão acredita que as obras do Trecho C devem começar ainda em 2023.
"O trecho C, a gente talvez consiga ter obra esse ano, aproveitando esse verão porque o processo esta bem mais próximo", afirmou Galvão.
Ao g1, o Dnit afirmou que vai consultar as demais licitantes por ordem de classificação na licitação, para iniciar um novo contrato de pavimentação e retomar as obras o mais rápido possível.
Asfaltamento por trechos
Informações são do Observatório da BR-319
Orlando Júnior
Durante 10 anos, a BR-319 cumpriu o seu papel de ligação da Amazônia ao resto do Brasil. No entanto, em 1988, a rodovia começou a apresentar problemas e por falta de manutenção, tornou-se praticamente intrafegável.
Com condições precárias, o asfalto sucumbiu à ação do tempo dando lugar a atoleiros e buracos, que dificultam e tornam perigosa a viagem de quem passa pelo local, em quase toda a sua extensão.
Devido o tamanho da rodovia, que possui 885,9 quilômetros de extensão e liga o Amazonas até Rondônia, os contratos e licitações para obras são celebrados, de acordo com o trecho da rodovia.
Atualmente, os trechos que mais apresentam problemas são chamado do "meio", com 405 km de extensão, e o Lote C, que compreende 52 quilômetros da rodovia.
Antes e depois da ponte Autaz Mirim, na BR-319. Estrutura desabou no dia 8 de outubro
Wiliam Duarte/Rede Amazônica e Associação de Amigos e Defensores da BR-319/Divulgação
Além disso, a queda de duas pontes na BR-319, em 2022, marcou a longa listas de imbróglios da rodovia e expôs problemas antigos.
No fim de setembro de 2022, na região do Rio Curuçá, a ponte do local desabou e quatro pessoas morreram após a queda da estrutura. Dez dias depois, a estrutura sob o Rio Autaz Mirim, caiu poucas horas após ser interditada.
Os desabamentos deixaram parte da população do Amazonas isolada por terra e o acesso só poderia ser feito por meio fluvial ou aéreo. Uma das soluções encontrada foi utilizar uma balsa para realizar a travessia dos motoristas que passam pelo local.
Segundo o Dnit, a obra da ponte sobre o rio Curuçá deve iniciar até o final de junho deste ano. A obra da ponte sobre o rio Autaz-Mirim tem previsão de iniciar em julho.
Galvão afirmou que não tem previsão do trecho do meio ser pavimentado neste ano. O órgão tenta conseguir a Licença de Instalação, um processo longo, que exige um mapeamento da fauna do local.
À Rede Amazônica, o Ibama afirmou que para conquistar a licença de instalação para o trecho do meio, o Dnit tem que apresentar estudos ambientais e o projeto executivo explicando onde serão as passagens de fauna, quais são as obras de drenagem para que não causem assoreamento dos rios e como serão feitas as ações de prevenção ao desmatamento ao longo da estrada.
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Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/06/09/dnit-planeja-comecar-obras-no-lote-c-da-br-319-em-2023-no-am.ghtml
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