Toda empresa que busca crescer e se manter no mercado precisa ter à frente das equipes uma gestão que as oriente sobre o que deve ser feito e quais são os resultados esperados. Para isso, a habilidade de liderança de pessoas precisa ser constantemente desenvolvida nestas pessoas. Afinal, por melhor que seja o produto ou serviço oferecido por uma empresa, se as pessoas colaboradoras não estiverem motivadas e bem orientadas, dificilmente essa qualidade chegará até o público final, prejudicando o desenvolvimento dos negócios como um todo.
Para ajudar os profissionais a desenvolverem habilidades de liderança na prática, listei alguns passos que considero importante para serem seguidos na construção da direção de equipes.
1. Seja exemplo
A liderança é observada por todos as pessoas, por isso precisa ser exemplo em atitudes, postura e forma de agir. Ao ter uma conduta correta e ética, a imagem que transparece para o time será ideal para criar um relacionamento de confiança e respeito. Além disso, a equipe se sentirá muito mais motivada ao ver a liderança trabalhando duro e vestindo a camisa daquela área.
2. Ofereça feedbacks constantes
Para que o time trabalhe em sintonia e se desenvolva continuamente, é preciso que ele seja orientado e tenha feedbacks periódicos. A gestão de pessoas oferece uma visão ampla e completa da equipe, permitindo que lidera liderança avalie as situações com outros olhos, podendo indicar suas fortalezas, o que pode ser aperfeiçoado e como isso deve ser feito. Por outro lado, o feedback também deve ser realizado para comunicar os progressos, crescimentos e bons resultados.
3. Conheça a equipe
Para conseguir criar um ambiente agradável e um bom relacionamento com todos, é muito importante conhecer individualmente cada pessoa da equipe. Uma liderança inspiradora não apenas busca resultados, mas está empenhada em ajudar seus times a se desenvolverem e alcançarem seus objetivos.
4. Valorize os profissionais
Uma boa liderança sabe identificar e aproveitar os diferentes perfis das pessoas do seu time para trabalhar em prol do crescimento individual e coletivo. Assim, é essencial valorizar o que cada um tem de melhor, enquanto se orienta maneiras de fortalecer os pontos de melhoria.
5. Ouça mais
É fundamental que a liderança escute as ideias, reclamações, temores e anseios do time de forma imparcial e ativa. Além disso, uma liderança eficiente está baseada em resultados e relacionamentos construídos com trocas de ideias e opiniões.
6. Proporcione um senso de lealdade
Uma boa liderança não tem medo de formar sua sucessão, não se sentindo ameaçada com o crescimento da sua equipe, pois sabe que há espaço para todos. Ao construir relações leais, todos trabalharão pelos mesmos objetivos, o ambiente ficará mais leve e colaborativo e a equipe terá total confiança nas decisões tomadas pela liderança.
7. Desenvolva uma boa comunicação
Uma boa liderança de pessoas está baseada em uma comunicação assertiva, que alinha as expectativas e aponta os pontos de melhoria, além de valorizar as conquistas. Essa postura reforça o relacionamento de confiança, que traz inúmeros benefícios para a equipe.
8. Admita erros
Todo mundo erra e a liderança não está imune a isso, por melhores que sejam suas intenções ou por maior que seja sua experiência. Reconhecer suas falhas e buscar corrigi-las tornará a liderança mais inspiradora para a equipe. A maneira como a gestão trata seus erros diz muito sobre a forma como lidará com as falhas das pessoas do seu time.
Tudo isso levará tempo para ser estruturado, mas os resultados começarão a aparecer logo que as primeiras ações forem executadas. Liderança é uma competência que pode ser desenvolvida e que conta com diversos outros conhecimentos, como comunicação assertiva, empatia e escuta ativa. Tornar-se uma pessoa apta para liderar é uma construção que leva tempo, mas que é recompensada com crescimento profissional e satisfação pessoal.
*Tatiana Romero é Diretora de Recursos Humanos da Ticket.