O prazo para a inscrição e pré-habilitação das candidaturas para conselheiros tutelares em Manaus encerra na próxima quinta-feira (25). Os pré-candidatos devem comparecer à sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Manaus (CMDCA), localizada no Centro Social Urbano (CSU) do Parque 10 de Novembro, na avenida Perimetral, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da cidade, para apresentar a documentação requisitada.
O prazo inicial para o cadastro terminaria na última sexta-feira (19). As alterações constam da edição 5.590, do Diário Oficial do Município (DOM), publicado na segunda-feira (22).
“Considerando alguns fatores, como o volume populacional da cidade de Manaus, que atualmente conta com mais de 2 milhões de habitantes, entendemos que as 315 inscrições registradas até o dia 19 seriam insuficientes para uma eleição justa de 50 titulares e 200 suplentes. Por conta disso, a comissão organizadora optou pela prorrogação e agora aguardamos, ao menos, um total de 500 candidaturas habilitadas até o fim do novo prazo”, afirmou a presidente do CMDCA e subsecretária municipal de Políticas Afirmativas para Mulher e Direitos Humanos, Graça Prola.
Para se inscrever, o candidato precisa ter idade a partir de 21 anos, residir no município de Manaus há pelo menos dois anos, ter experiência com atividades de defesa, atendimento ou promoção dos direitos da criança e do adolescente, com o mínimo de dois anos de trabalho na área, regularizado com as obrigações eleitorais e militares (em caso de candidato do sexo masculino), ser brasileiro nato ou naturalizado, apresentar comprovação de conclusão do ensino médio e ter reconhecida sua idoneidade moral (comprovada por certidões originais e atualizadas expedidas pelos foros cível e criminal da Justiça Federal e Estadual).
Encerradas as inscrições de novas candidaturas, a população terá o prazo de 26/5 a 30/6 para efetivar a atualização do seu cadastro eleitoral, garantindo o seu direito ao voto.
A novidade apresentada neste pleito, por sua vez, é a liberdade oferecida ao eleitor de poder escolher e votar em seu candidato de preferência dentro da zona em que este está concorrendo, independente do local de residência do próprio eleitor.