O Ministério da Saúde anunciou a abertura de um edital com um total de 5.970 vagas para o programa Mais Médicos em 1.994 municípios de todas as regiões do Brasil.
No estado do Amazonas, estão sendo destinadas 475 vagas. As inscrições começam nesta sexta-feira (26) e vão até 31 de maio.
Embora a prioridade seja para profissionais brasileiros formados no país, médicos formados no exterior ou estrangeiros também poderão participar da seleção.
Uma novidade é que os profissionais selecionados passarão a receber incentivos pela permanência no programa, especialmente para atuarem em regiões de vulnerabilidade. Aqueles alocados nessas áreas e que permanecerem por 48 meses no programa poderão receber um incentivo financeiro de R$ 120 mil, equivalente a 20% do total recebido durante esse período.
Além disso, os médicos que se tornarem pais ou mães durante o período de atuação no programa terão direito à licença-maternidade de seis meses. Os pais também terão direito a 20 dias de licença.
De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo do edital é recompor as vagas ociosas dos últimos quatro anos. Dos profissionais selecionados, 1.000 serão alocados na região da Amazônia Legal.
O novo edital também modificou o tempo de atuação dos médicos, que passa de três para quatro anos, podendo ser prorrogável por igual período. A expectativa do governo é que os profissionais comecem a atuar nos municípios no final de junho. Para se inscrever, os profissionais interessados devem acessar o Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) no endereço eletrônico https://maismedicos.saude.gov.br entre os dias 26 e 31 de maio.
Após a validação da inscrição, no período de 01 a 05 de junho, os candidatos poderão indicar até dois locais de atuação de sua preferência. A alocação dos profissionais levará em consideração critérios relacionados à titulação, formação e experiência prévia no programa. Em caso de empate, terão prioridade os candidatos com residência mais próxima do local de atuação no Mais Médicos, os de maior tempo de formado e os de maior idade.
O governo retomou o programa Mais Médicos em março deste ano, com a abertura de 15 mil novas vagas. A meta é inserir 28 mil profissionais em todo o país até o final de 2023, principalmente nas áreas de extrema pobreza. Com essa iniciativa, mais de 96 milhões de brasileiros terão acesso ao atendimento médico na atenção primária, segundo o governo.