Divulgação O Dia das Mães é uma data especial para celebrar e homenagear aquelas que são fundamentais em nossas vidas. Entre as muitas responsabilidades de uma mãe, conciliar a maternidade com a carreira profissional pode ser um desafio, mas muitas mulheres estão encontrando no empreendedorismo uma forma de conciliar essas duas atividades.
Segundo um estudo da Rede Mulher Empreendedora (RME), para 87% das mulheres empreendedoras, a motivação para empreender e buscar independência financeira é justamente ter mais tempo no cuidado dos filhos e da família. E essa tendência tem crescido nos últimos anos. Dados do Sebrae mostram que mais de 10,1 milhões de negócios no Brasil são comandados por mulheres, sendo que 52% delas são mães.
Segundo a mesma pesquisa, durante a pandemia, 54% dos negócios comandados por mães empreendedoras foram impactados pelo fechamento das escolas. Já 51% dos pais empreendedores não sofreram nenhuma implicação. Isso também se refletiu na organização do tempo entre trabalho e família, que afetou 17% das mulheres empreendedoras, contra 8% dos homens. Ou seja, o que já era difícil, ficou ainda mais desafiador.
Juliana Guimarãe
Juliana Guimarães é empresária e especialista em estratégia e desenvolvimento de negócios. Também é fundadora do 55Lab.co, um laboratório de negócios que desenvolveu os primeiros programas de pré-aceleração de negócios do lifestyle canábico do país e também é co-fundadora do ODispensário - primeiro espaço físico Espaço físico de acolhimento, compartilhamento de informações e comercialização de produtos lícitos do mercado canábico brasileiro.
Juliana é mãe de três: João, 6 anos, Maria Beatriz, 4 anos e está grávida de Maria Fernanda. "Ser mãe e empreendedora é uma verdadeira jornada de desafios. A maternidade, por si só, já exige uma dose extra de dedicação, equilíbrio e organização. No entanto, quando se é uma empreendedora, essas demandas se multiplicam. Por isso, é tão importante uma rede de apoio", diz Juliana.
Luciana Barbosa
Luciana foi Vice-Presidente da Associação de Jovens empresários de Brasília, CEO da Escola da Excelência e Idealizadora do Programa Doutor Empresário, um modelo de gestão desenvolvido para médicos e profissionais da área da saúde. Administradora, coach e hipnoterapeuta, ela possui mais de 15 anos de experiência em atendimento de excelência, vendas, planejamento comercial e gestão de clínicas para alcance de metas.
"Ser mãe e empreendedora é um desafio que nos torna mais fortes, resilientes e determinados. É a oportunidade de deixar um legado para nossos filhos, de mostrar que é possível conciliar a maternidade com a realização profissional, mesmo diante de todas as dificuldades que enfrentamos. E é essa determinação que nos impulsiona a seguir em frente, construindo um futuro melhor para nós e para as gerações que virão”, explica Luciana
Mariana Miranda
A arquiteta e restauratrice Mariana Miranda é mãe da pequena Clara. Há seis anos passou a comandar o tradicional restaurante italiano Don Romano, com endereços no Lago Sul, Asa Norte e Águas Claras. Recentemente, a empresária decidiu investir em mais negócios do ramo. Dessa vez, a aposta é uma casa especializada em comida havaiana e oriental, o Aloha Ni Hao; e o Cumbuco Saladeria, um delivery com saladas variadas, ambos em Águas Claras (DF). “São três negócios distintos, mas que tem um segredo especial e essencial para dar certo e conquistar o público brasiliense: o afeto”, comenta.
Nesse processo, a mente criativa, a experiência com arquitetura e urbanismo e o interesse pelo universo da gastronomia foram fundamentais para alçar o nome de Mariana entre os profissionais mais promissores da culinária brasiliense. "Sempre tive essa essência empreendedora. Encontrei diversas barreiras no caminho, mas sempre dei o meu melhor e não desisti. É muita responsabilidade administrar e empreender, além, é claro, de ser mãe. É desafiador, mas sempre busco um caminho para que tudo dê certo e consiga conciliar o trabalho com a vida em família”, ressalta Mariana.
Hayane Calaça
Em 2007 Hayane fundou a marca Mania Brasileira, loja multimarcas. E desde 2009 está à frente do Grupo Hafre, que opera nove franquias da marca Havaianas no DF e GO. A empresária tem visão empreendedora desde muito jovem. Hayane alcançou o sucesso ainda muito nova e foi convidada para ser dona de uma das primeiras franquias da marca Havaianas na capital federal.
“A mulher tá sempre com muita culpa de não conseguir conciliar tudo, né? Mas eu agora estou num momento que consigo acompanhar e ficar mais próxima do Davi, devido à forma de gestão que criei”, afirma a empresária. Segundo ela, a tecnologia tem sido essencial, pois consegue resolver muitas demandas trabalhando de casa. “Normalmente, pela manhã, trabalho em sistema home office, o que me ajuda a estar mais próxima dele o máximo que posso”, diz Hayane.
Mas nem tudo é tão simples assim. A jovem conta que após o nascimento do Davi, em 2020, em meio à pandemia, teve depressão pós-parto, e dar conta de tudo foi bem difícil. “Foi um momento muito delicado. Eu me vi bem perdida, porque eu precisava dar conta do trabalho, tinha que pensar em meus colaboradores (afinal estávamos em uma pandemia), precisava dar conta do meu filho e precisava dar conta de mim. Agora eu ‘tô’ bem, porque me tratei, mas eu percebi que equilibrar a balança e dar conta de tudo é impossível. Por esse motivo, também fiquei muito mais sensível às minhas colaboradoras, principalmente quando estão grávidas, pois consigo entender que cada gestação é única e tem suas peculiaridades”, ressalta a empreendedora.