Pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio–AM), por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam), aponta a preferência do consumidor para as compras do Dia das Mães deste ano. A pesquisa entrevistou 442 pessoas, em diferentes zonas da cidade de Manaus, no período entre 13 e 20 de fevereiro.
A pesquisa demonstra que 92% têm intenção de presentear as mães e 8% pretendem não presentear. Dos que irão presentear, 53% comprarão apenas 1 presente, 29% pretendem comprar até 2 presentes, 6% devem comprar até 3 presentes e 2% querem comprar 4 presentes, o restante não sabe ou não respondeu. Apenas 1% respondeu que irá comprar 5 ou mais presentes neste Dia das Mães.
Na lista de produtos e serviços que os consumidores pretendem comprar estão roupas, calçados, acessórios (29%), perfumes (19%), almoço/jantar em restaurantes (12%), cosméticos (11%), eletrodomésticos (10%), celular/smartphone (7%), vale-presente (6%), passeio/viagem (5%), eletrônicos (5%), procedimentos estéticos (3%).
O presidente da Fecomércio, Aderson Frota, lembra que a data do Dia da Mães é a segunda melhor data do varejo comercial. “A pesquisa foi realizada para levantar as perspectivas dos consumidores, na busca pelo presente do Dia das Mães, e divulgar de forma ampla para a que as empresas do comércio estejam preparadas para atender aos anseios dos consumidores amazonenses”, observa.
Foram entrevistados 59% consumidores do público feminino e 40,5% do público masculino, com faixa etária entre 30 a 39 anos de idade (39%), 25 e 29 anos (30%), 40 e 49 anos (14%), 18 e 24 anos (12%) e acima de 50 anos (5%). A pesquisa revela ainda que 92% têm intenção de presentear as mães e 8% pretendem não presentear. Dos que irão presentear, 53% comprarão apenas 1 presente, 29% pretendem comprar até 2 presentes, 6% devem comprar até 3 presentes e 2% querem comprar 4 presentes, o restante não sabe ou não respondeu. Apenas 1% respondeu que irá comprar 5 ou mais presentes neste Dia das Mães.
Preferências
Os shoppings centers lideram a preferência dos consumidores para a compra neste Dia das Mães, com 27,4% dos entrevistados. A pesquisa aponta que 21,5% pretendem realizar as compras do centro da cidade, 18,6% devem comprar nas lojas do bairro, seguido por galerias populares (6,1%), loja de departamento (5,2%), entre outros. Na modalidade compras on-line, a rede social Instagram lidera a opção de compras.
Os consumidores pretendem gastar entre R$101 a R$200 (27,6%), R$51 a R$100 (26%) e R$201 a 400 (21,9%). A forma de pagamento que pretendem utilizar: cartão de crédito parcelado (28,1%), cartão de loja parcelado (23,3%), à vista no dinheiro ou pix (21,3%).
Fiscalizações
Segundo o diretor-presidente do Procon/AM, Jalil Fraxe, a pesquisa realizada pela Fecomércio será um guia para os consumidores e para o órgão nas fiscalizações. “Agradecemos a Fecomércio pela disponibilização da pesquisa para a divulgação através do Procon-AM. Com esses dados, poderemos trabalhar de forma precisa para melhor fazer valer o direito do consumidor amazonense”, afirma Fraxe.
Para registrar denúncias ou reclamações, os consumidores podem entrar em contato com o órgão de proteção ao consumidor por meio do telefone (92) 3215-4009 / 0800 092 1512 (segunda a sexta, das 8h às 14h) exceto feriados, e, ainda, pelo www.procon.am.gov.br ou pelos e-mails: [email protected] [email protected] .
“A divulgação por parte do Procon/AM conecta ainda mais o consumidor com o comércio, o que é de suma importância para a economia do estado, a geração de emprego e a boa relação de consumo”, afirma o presidente da Fecomércio-AM.