11/05/2023 às 11h27min - Atualizada em 11/05/2023 às 11h27min

Pesquisa mostra intenção de compras para o Dia das Mães

Roupas, calçados, acessórios estão entre os principais produtos escolhidos pelos consumidores

Pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado do Amazonas (FecomércioAM), por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam), aponta a preferência do consumidor para as compras do Dia das Mães deste ano. A pesquisa entrevistou 442 pessoas, em diferentes zonas da cidade de Manaus, no período entre 13 e 20 de fevereiro.

A pesquisa demonstra que 92% têm intenção de presentear as mães e 8% pretendem não presentear. Dos que irão presentear, 53% comprarão apenas 1 presente, 29% pretendem comprar até 2 presentes, 6% devem comprar até 3 presentes e 2% querem comprar 4 presentes, o restante não sabe ou não respondeu. Apenas 1% respondeu que irá comprar 5 ou mais presentes neste Dia das Mães.

Na lista de produtos e serviços que os consumidores pretendem comprar estão roupas, calçados, acessórios (29%), perfumes (19%), almoço/jantar em restaurantes (12%), cosméticos (11%), eletrodomésticos (10%), celular/smartphone (7%), vale-presente (6%), passeio/viagem (5%), eletrônicos (5%), procedimentos estéticos (3%).

O presidente da Fecomércio, Aderson Frota, lembra que a data do Dia da Mães é a segunda melhor data do varejo comercial. “A pesquisa foi realizada para levantar as perspectivas dos consumidores, na busca pelo presente do Dia das Mães, e divulgar de forma ampla para a que as empresas do comércio estejam preparadas para atender aos anseios dos consumidores amazonenses”, observa.

Foram entrevistados 59% consumidores do público feminino e 40,5% do público masculino, com faixa etária entre 30 a 39 anos de idade (39%), 25 e 29 anos (30%), 40 e 49 anos (14%), 18 e 24 anos (12%) e acima de 50 anos (5%). A pesquisa revela ainda que 92% têm intenção de presentear as mães e 8% pretendem não presentear. Dos que irão presentear, 53% comprarão apenas 1 presente, 29% pretendem comprar até 2 presentes, 6% devem comprar até 3 presentes e 2% querem comprar 4 presentes, o restante não sabe ou não respondeu. Apenas 1% respondeu que irá comprar 5 ou mais presentes neste Dia das Mães.

Preferências

Os shoppings centers lideram a preferência dos consumidores para a compra neste Dia das Mães, com 27,4% dos entrevistados. A pesquisa aponta que 21,5% pretendem realizar as compras do centro da cidade, 18,6% devem comprar nas lojas do bairro, seguido por galerias populares (6,1%), loja de departamento (5,2%), entre outros. Na modalidade compras on-line, a rede social Instagram lidera a opção de compras.

Os consumidores pretendem gastar entre R$101 a R$200 (27,6%), R$51 a R$100 (26%) e R$201 a 400 (21,9%). A forma de pagamento que pretendem utilizar: cartão de crédito parcelado (28,1%), cartão de loja parcelado (23,3%), à vista no dinheiro ou pix (21,3%).

Fiscalizações

Segundo o diretor-presidente do Procon/AM, Jalil Fraxe, a pesquisa realizada pela Fecomércio será um guia para os consumidores e para o órgão nas fiscalizações. “Agradecemos a Fecomércio pela disponibilização da pesquisa para a divulgação através do Procon-AM. Com esses dados, poderemos trabalhar de forma precisa para melhor fazer valer o direito do consumidor amazonense”, afirma Fraxe.

Para registrar denúncias ou reclamações, os consumidores podem entrar em contato com o órgão de proteção ao consumidor por meio do telefone (92) 3215-4009 / 0800 092 1512 (segunda a sexta, das 8h às 14h) exceto feriados, e, ainda, pelo www.procon.am.gov.br ou pelos e-mails: [email protected] [email protected] .

“A divulgação por parte do Procon/AM conecta ainda mais o consumidor com o comércio, o que é de suma importância para a economia do estado, a geração de emprego e a boa relação de consumo”, afirma o presidente da Fecomércio-AM.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.