Uma nova propaganda da empresa Amazonas Energia teve repercussão negativa entre a população e políticos do estado. Isso porque, na tentativa de defender a instalação de medidores aéreos de energia, a empresa declara que “quem é contra o medidor, é a favor do crime”.
A campanha publicitária divulgada nesta semana pela empresa afirma que o novo Sistema de Medição Centralizada (SMC) traz grandes benefícios e vai impedir furtos de energia, mais conhecidos como “gatos”.
A concessionária diz que a medição será “precisa” e “se houver qualquer violação há um alerta imediato”.
A campanha publicitária chegou a ser denunciada ao Ministério Público do Amazonas (MP-AM) pelo presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC-Aleam), deputado estadual Mário César Filho (UB).
Para o presidente da CDC, a declaração é uma “acusação irresponsável” e um “insulto” à população. No vídeo divulgado em suas redes sociais, ele relembra ainda que a Amazonas Energia acumula grande número de processos na justiça e completa:
O parlamentar ainda coletou declarações de consumidores que se dizem inconformados com a propaganda: “totalmente constrangida, acredito que todo mundo tá insatisfeiro”, disse uma mulher nas imagens.
Outro parlamentar que se manifestou contra a campanha publcitária foi o vereador Sassá da Construção Civil (PT). Em publicação nas redes sociais, ele pediu que a empresa respeite seus consumidores e chamou o campanha de “propaganda fake news”.
“Nós lutamos nas ruas, pegamos chuva, pegamos sol, junto com a população. A Câmara Municipal fez uma lei, agora, a empresa fica colocando propaganda contra o povo e contra nós. Amazoans Energia, respeita a população, respeita as pessoas de bem”, disse o vereador.
A lei citada pelo vereador foi aprovada recentemente da CMM e proíbe a instalação de medidores de energia que possam causar poluição visual na cidade.