O MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi realizou no sábado (15/04) a oficina “Coletar – absorver – revelar”, atividade paralela à exposição “Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz”, que pode ser visitada até 6 de maio. Os participantes da ação conduzida pela arquiteta e urbanista Camila Paulucci e pelo gestor do MARP, Nilton Campos, tiveram como objetos de construção de seus trabalhos, itens coletados no jardim do museu, impressos do MARP e a observação da produção artística em exposição.
Não era necessário ter nenhum conhecimento prévio de desenho ou qualquer formação em artes para participar da atividade. Foi o caso da enfermeira Amanda dos Santos Oliveira, 24 anos. Ela nunca teve contato com a prática artística antes, porém, ao observar as obras de Odilla, conseguiu encontrar a inspiração para produzir seu trabalho. “Fico satisfeita pois, mesmo não tendo o conhecimento artístico, consegui produzir algo que dá para ser chamado de trabalho artístico. Isso me deixa feliz”, comentou.
Após conhecer as obras e o processo de criação de Odilla Mestriner, Amanda planeja levar essa sugestão para o seu dia a dia. “Essa questão da simetria, de ser metódica, me dá a impressão de que foi algo muito bem planejado para fazer essas artes. Então é usar a arte para ser mais criativa ao utilizar o que eu tenho”, explicou a enfermeira, referindo-se à produção de Odilla.
A terapeuta biográfica e produtora cultural Heloísa Helena Sampaio, 68, já tem um contato mais próximo com o mundo da artista. “Odilla traz essa pintura estruturada, mas que permite que saiamos desses limites para encontrar esses elementos no nosso dia a dia”, disse.
Em seu trabalho e em suas formações, Heloísa já havia trabalhado com essa técnica de colagem e estrutura de formas, mas foi a primeira vez que fez algo inspirado em uma artista: “No trabalho em que eu realizo, inserimos a arte com a emoção e com a própria vida da pessoa”.
Aprendendo com Odilla Pela primeira vez desbravando o processo artístico da colagem, a designer gráfica Mariane Fecci Jastale, 31, destacou o encantamento de conhecer as obras da Odilla Mestriner e trabalhar influenciada por elas. “Me tocou bastante, não tinha conhecimento de que uma pessoa como ela construiu sua vida em Ribeirão Preto. E depois, olhar para o que fizemos, é olhar para nós também, e estar mais perto do museu”, contou a designer.
Ela também revelou um outro aprendizado com a oficina: “Estar aberta para cada parte do processo e se entregar para cada etapa de uma vez é uma coisa muito rica. Hoje em dia vivemos muito com o pensamento no futuro e esquecemos o presente. Foi uma construção muito interessante, nos trouxe de volta para o agora”, concluiu.
A exposição "Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz" faz parte das comemorações das três décadas de criação do Museu de Arte de Ribeirão Preto. As quarenta obras em exposição fazem parte do acervo dos colecionadores Paulo Sérgio Fabrino Ribeiro (empresário) e Rogerio Ruiz (médico cirurgião plástico), moradores em São Paulo e detentores de 170 trabalhos da artista.
A mostra é uma realização do MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, Secretaria da Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, com apoio institucional da AAMARP - Associação de Amigos do MARP e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.
Sobre Odilla Mestriner A ribeirão-pretana Odilla Mestriner nasceu em 18 de agosto de 1928 e faleceu em 10 de fevereiro de 2009. Desenhou e pintou como autodidata até 1956, quando passou a ter aulas com Domenico Lazzarini na Escola de Artes de Ribeirão Preto. Ao se encontrar com sua linguagem e forma de expressão principais, o desenho, passou a integrar os catálogos de diversos salões no Brasil e no exterior, incluindo edições da Bienal Internacional de São Paulo.
Ao longo de 50 anos de carreira nas artes, Odilla recebeu inúmeros prêmios, entre eles o de “Melhor Desenhista de 1973”, pela Associação Paulista de Críticos de Arte, prêmio aquisição “Itamaraty”, na X Bienal Internacional de São Paulo e, em 2005, a bolsa-prêmio “The Pollock-Krasner Fundation”, de Nova York.
SERVIÇO O que: Exposição Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz
Onde: MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi
Endereço: Rua Barão do Amazonas, 323, Centro, Ribeirão Preto – SP
Informações: (16) 3635-2421
Visitação aberta ao público: Quando: Até 6 de maio
De terça a sexta, das 9h30 às 12h e das 13h às 17h30.
Aos sábados: nos dias 29/04 e 06/05, das 9h às 15h.
Obs.: No dia 21/04, o museu estará fechado.