A campanha municipal de vacinação contra a Covid-19 continua com a aplicação de imunizantes em 75 pontos mantidos pela Prefeitura de Manaus, distribuídos em todas as zonas da cidade, de segunda-feira (10) a sexta-feira (14).
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que as vacinas estão disponíveis para crianças a partir de 6 meses de idade, adolescentes, adultos e idosos, e contribuem para evitar as formas graves da doença.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, informa que a população a partir de 12 anos pode buscar qualquer um dos 75 pontos de vacinação para receber as doses liberadas pelo Ministério da Saúde.
Já os bebês a partir de 6 meses até as crianças menores de 12 anos são atendidos em unidades específicas, onde 14, são voltadas à imunização de bebês de 6 meses a 4 anos de idade, e 35 são destinadas à aplicação das doses em crianças de 5 a 11 anos.
Para tomar a dose, a população deve estar munida com o documento de identidade com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e cartão de vacina.
A lista completa de pontos de vacinação mantidos pela Prefeitura de Manaus, com endereços, horários de atendimento e vacinas ofertadas, pode ser conferida no site semsa.manaus.am.gov.br e nas redes sociais da Semsa, ou ainda diretamente pelo link bit.ly/localvacinacovid19.
Para consulta da situação vacinal, a população pode ainda buscar a plataforma Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br), na qual é possível conferir quais as doses já aplicadas e ainda emitir o certificado de vacinação, válido em âmbito municipal.
Bivalente
A Prefeitura ampliou, na última semana, a oferta da vacina bivalente para as pessoas de 12 a 59 anos de idade com comorbidades. A aplicação do imunobiológico, que reforça a proteção do organismo contra as cepas originais do coronavírus e as subvariantes da Ômicron, está disponível em 55 Unidades de Saúde da Família (USF).
As doses da vacina bivalente são de reforço, não sendo necessário comprovar a condição de saúde para receber o imunizante. Os usuários que se autodeclararem com comorbidades devem ter recebido duas doses do esquema inicial ou qualquer dose de reforço há, pelo menos, quatro meses.
O grupo abrange pessoas com:
Diabetes mellitus;
Pneumopatias crônicas graves;
Hipertensão Arterial Resistente (HAR);
Hipertensão arterial estágio 3;
Hipertensão Arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo;
Insuficiência Cardíaca (IC);
Cor Pulmonale e Hipertensão Pulmonar;
Cardiopatia Hipertensiva;
Síndromes Coronarianas;
Valvopatias;
Miocardiopatias e Pericardiopatias;
Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas Arteriovenosas;
Arritmias Cardíacas;
Cardiopatias Congênitas no adulto;
Próteses Valvares e dispositivos cardíacos implantados;
Doenças Neurológicas Crônicas e distrofias musculares;
Doença Renal Crônica;
Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves;
Obesidade mórbida;
Síndrome de Down e outras síndromes genéticas;
Doença Hepática crônica;