De olho na reeleição, o prefeito de Manaus David Almeida (Avante) tem a preferência dos eleitores nas eleições municipais de 2024, de acordo com a pesquisa da Perspectiva, divulgada nessa quinta-feira (6). Na disputa com o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), David foi destaque no levantamento e assumiu o topo do ranking.
Foram 1.500 entrevistados entre o período de 28 a 31 de março. Na pesquisa espontânea, quando o eleitor fala o nome do candidato que votaria, David Almeida levou a melhor e obteve 15,3%. Amom Mandel apareceu apenas com 6% das intenções, seguido por Coronel Menezes (PL) com 1,1%. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Já no levantamento da pesquisa estimulada, Amom cresceu nas intenções dos eleitores, mas ainda não ultrapassou o atual prefeito de Manaus. David Almeida continuou na liderança com 31,9%, seguido pelo deputado federal com 26,2%. Na terceira posição, Coronel Menezes obteve 9,8%.
Os entrevistados também foram questionados sobre o voto que confirmariam nas urnas caso o 2º turno fosse disputado entre David Almeida e Amom Mandel. Com 45% das intenções, o prefeito David Almeida venceria a corrida eleitoral, seguido por Amom que obteve 43%. Brancos ou nulos representam 9%.
Em um segundo cenário de 2º turno entre David Almeida e Coronel Menezes, o atual prefeito de Manaus também se destacou. Ele levou a maioria dos votos dos entrevistados, com 56% contra 28% do bolsonarista. Nessa formação, a margem de votos de brancos ou nulos cresceu para 12%.
A boa reputação de David Almeida na pesquisa se dá pelo fato dos eleitores apoiarem a gestão do prefeito. Conforme mostrou a Perspectiva, 42,4% dos entrevistados considerou a administração de David Almeida como boa, 22,4% como ótima e 13,4% como regular. A desaprovação da gestão foi apenas de 6,6%, que apontou como péssima, 3% como ruim e 2,2% como negativa.
Outros candidatos também entraram na pesquisa, como José Ricardo (PT), Capitão Alberto Neto (PL), Ricardo Nicolau (SD), Roberto Cidade (UB), Armando Mendes e Plínio Valério (PSDB).