27/03/2023 às 14h55min - Atualizada em 28/03/2023 às 00h01min
Programa Social da COOP contribui para projeto educacional em instituição beneficente
SALA DA NOTÍCIA COOP
DIVULGAÇÃO Com a solidariedade dos cooperados, a Coop está mudando a vida de muitas pessoas através do seu Programa de Apoio às Entidades, lançado há 20 anos e que já beneficiou projetos de 319 instituições sociais com recursos de R$ 6,7 milhões.
Em 2022, uma das beneficiadas pelo programa, que compõem a plataforma de responsabilidade no pilar Coop Faz Bem Pra Comunidade, foi a Instituição Recanto da Tia Célia, localizado na cidade de Mauá, que conseguiu viabilizar a montagem de uma cozinha utilizada na capacitação de mulheres para a geração de renda.
O aporte de R$ 31 mil contribuiu para a compra de móveis, armários, mesas de inox e forno industrial utilizados para as aulas de panificação e confeitaria, dois cursos dos vários outros que integram o projeto Dona de Mim, dirigido às mulheres em situação de vulnerabilidade social, muitas delas vítimas de violência doméstica.
A doação chegou no momento certo, já que as aulas, até então, eram improvisadas no refeitório da entidade, dividindo espaço com funcionários e também com as crianças e adolescentes atendidas no contraturno escolar. Além das oficinas de panificação e confeitaria, a instituição promove às mulheres cursos de corte-costura, manicure, trancistas, artesanato, designer de sobrancelhas e informática.
Ao todo, 217 mulheres estão integradas no projeto, que já capacitou outras duas centenas delas da comunidade. O Dona de Mim foi lançado ao longo da pandemia da covid-19, quando a instituição passou a receber grande demanda por cestas básicas e demais pedidos de assistência, inclusive, de acolhimento por conta de casos de violência doméstica.
A solução encontrada pela instituição foi trabalhar no empoderamento feminino por meio da capacitação, dando oportunidade às mulheres de gerar renda com a venda de seus produtos e serviços, assim como de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Dessa forma, a autonomia financeira supriria as necessidades e, por lado, levantaria a autoestima e a confiança delas para romperem com o ciclo da violência dentro de casa.
Essa é apenas uma parte do trabalho desenvolvido pelo Recanto Lar da Tia Célia, instituição fundada em 1999 por Célia Maria da Silva, mãe de oito filhos, que ao chegar à comunidade do Jardim Ipê decidiu abraçar as crianças, montando uma creche comunitária em sua própria casa.
Atualmente, a Coop possui mais de 1 milhão de cooperados ativos, 30 lojas de supermercado, sendo 23 no Grande ABC, uma em Piracicaba, duas em São José dos Campos, duas em Sorocaba, duas em Tatuí, um atacarejo em São José dos Campos e 73 drogarias, além dos canais digitais. Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade. https://www.portalcoop.com.br