27/03/2023 às 16h36min - Atualizada em 28/03/2023 às 00h00min

Fisioterapia Pélvica : A melhor amiga da gestante

Fisioterapia Pélvica : A melhor amiga da gestante

AMAZONAS
https://g1.globo.com/am/amazonas/especial-publicitario/edineia-castro/noticia/2023/03/27/fisioterapia-pelvica-a-melhor-amiga-da-gestante.ghtml

Exercícios que preparam a mulher para um parto mais ativo
Arquivo
A Fisioterapia cuida do movimento e funcionalidade do corpo em todas as fases de nossa vida. E o fisioterapeuta, é o profissional que cuida da prevenção, diagnóstico e tratamento de diversos problemas ligados ao restabelecer e reabilitar essas funções. E dentre as diversas especialidades desta área da saúde, destaca-se a Fisioterapia Pélvica, Atuante na fase gestacional da mulher e nas disfunções miccionais, coloproctológicas e sexuais masculina e feminina. Na fase gestacional, os benefícios vão além do reabilitar, é uma espécie de "preparação do corpo da mulher para a chegada do bebê".
Durante toda a gestação, o corpo da mulher vai modificando e se adaptando para acompanhar o crescimento do bebê. Nessa mudança, a região da coluna, postura e assoalho pélvico sofrem grandes alterações. O assoalho pélvico é um conjunto de músculos que sustenta todos os nossos órgãos, além de nos promover a continência urinária e fecal. Mas na gestação, o assoalho pélvico pode ter suas funções prejudicadas devido a sua sobrecarga, levando ocasionalmente a incontinência urinária e dores pélvicas. É importante que toda mulher faça uma avaliação pélvica e inicie os treinos, se possível, antes mesmo da gestação, em toda a gravidez e no pós-parto, mesmo sem qualquer sintoma de incontinência ou demais desconfortos.
A fisioterapia pélvica é indicada para todas as gestantes, pois prepara o corpo e a musculatura para que ela tenha uma melhor experiência no parto, tanto normal quanto cesárea. Isto é, o músculo fica mais funcional, resistente e flexível. Ao longo do tratamento, a gestante vai entender melhor os processos de pré-parto e parto, conhecer cada fase gestacional e as transformações que ocorrem no corpo.
Qual a contra indicação para realizar os exercícios pélvicos? Não há impedimento para os exercícios, desde que sejam devidamente monitorados por profissionais especializados. Na gestação, todas podem fazer, principalmente, as gestantes de alto risco, como hipertensas, com idade avançada, diabetes ou gravidez gemelar. Ela Pode iniciar os exercícios, assim que tiver liberação médica. Porém, recomendamos a partir da 14ª semana, por conta dos riscos potenciais de aborto espontâneo dessa fase.
São inúmeros os benefícios, começando pelo alívio das dores que através dos exercícios deixam essa musculatura mais funcional
Arquivo
Quais os benefícios em fazer a fisioterapia pélvica na gestação? São inúmeros os benefícios, começando pelo alívio das dores que através dos exercícios deixam essa musculatura mais funcional, estabilizando a região perineal e protegendo-a da dor lombar ou pélvica. De modo geral, ajuda as mulheres a terem uma gestação mais confortável e segundo estudos, um desses benefícios é diminuir o tempo do trabalho de parto em até 4 horas. Com exercícios específicos a fisioterapia consegue moldar a pelve da mãe de acordo com a cabeça do bebê, assim ele encaixa e desce com mais facilidade. Com isso, também diminui o risco de lesão perineal e impede que o músculo não sofra lesão, como por exemplo, a episiotomia, que é o corte no períneo no período expulsivo do parto, que hoje configura-se violência obstétrica.
É feita uma avaliação funcional da gestante, onde verificamos seus sinais vitais e as condições de sua musculatura como um todo, principalmente músculos perineais. Os exercícios são realizados em grupos ou individuais, onde trabalhamos todo complexo lombo pélvico com reeducação postural, respiratória, mobilidade pélvica, treino de expulsão, alongamentos, exercícios de relaxamento e treinos de fortalecimento para os músculos do Assoalho Pélvico, para prevenir perdas urinárias, assim como orientações ao casal, de como realizar a massagem perineal para prevenir lacerações no momento da expulsão do bebê.
Os exercícios são realizados em grupos ou individuais, onde trabalhamos todo complexo lombo pélvico
arquivo
É fundamental que toda mulher, independente de estar gestante ou não, faça uma avaliação Fisioterapêutica de seu Assoalho Pélvico a partir dos 18 anos de idade. De forma preventiva contra as patologias que acometem nosso trato urinário e região pélvica. Após a gestação, se faz necessário essa avalição para cuidar desse grupo muscular que foi afetado e modificado pelas alterações gestacionais.
FISIOTERAPIA PÉLVICA
Edinéia Castro dos Santos Vaz — Fisioterapeuta, Especialista em Saúde da Mulher, Especialista em Fisioterapia Geriátrica e Gerontologia, Especialista em Fisioterapia Pélvica masculina e feminina. Pós-graduada em Saúde Pública Política, Planejamento e Gestão. Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia na Saúde da Mulher. Realiza trabalhos com grupos de gestantes, idosos e Ministra palestras e grupos focais.

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/especial-publicitario/edineia-castro/noticia/2023/03/27/fisioterapia-pelvica-a-melhor-amiga-da-gestante.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.