No dia 21 de março é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down e a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) iniciou a celebração da data com a exposição “Um Olhar 21”, aberta hoje ao público, no piso Castanheira do Manauara Shopping, com a presença de representantes de associações e de parte dos 25 modelos.
Luciana Freitas, mãe da Larissa, de 20 anos, conta que a filha ficou empolgada para a sessão de fotos e planejou a roupa e as poses que faria. Larissa é dançarina e disse ter gostado dos resultados.
“Eu achei muito importante a Sejusc fazer esse convite para as pessoas com Síndrome de Down numa data tão importante, para mostrar à sociedade que eles são iguais a qualquer um, eu achei maravilhoso. Ela nem dormiu direito para dizer a verdade, querendo ir logo e ela mesma se produzir para poder fazer as fotos”, entregou Luciana.
Joedi Porto, fotógrafo da exposição, diz que a ideia surgiu após fotografar um baile de debutante de uma jovem com Síndrome de Down e se surpreender com o resultado positivo, aí pensou na exposição em conjunto com a Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SEPcD), da Sejusc.
“Descobri que eles realmente não tinham problema nenhum com fotografias. Então a gente quis mostrar as várias faces da Síndrome de Down com os modelos, mostrando que isso é completamente normal e que qualquer pessoa pode fotografar e que eles podem ter fotos bonitas”, explicou Joedi.