03/03/2023 às 20h19min - Atualizada em 04/03/2023 às 00h00min

7 histórias de mulheres para você se inspirar e seguir nas redes sociais

Brasil está no top 7 países mais com mais mulheres empreendedoras

SALA DA NOTÍCIA Redação
Reprodução

Com a proximidade do Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março, surgem nas empresas, nas escolas e em outros espaços sociais as homenagens, discussões sobre equidade de gênero e outras pautas que evidenciem o universo feminino. 

Na história do Brasil e do mundo, acompanhamos uma série de transformações sociais que impactaram diretamente a realidade das mulheres. Se antes elas eram limitadas a apenas constituir uma família e a serem mães, hoje, elas lideram negócios, conquistam espaço em diversas áreas de atuação, além de ter mais independência financeira. 

Mesmo com os desafios e as dificuldades impostas por uma sociedade com desigualdade de gênero, as mulheres estão conquistando mais espaço no mercado de trabalho (com cargos e salários mais equilibrados) ou abrindo sua própria empresa. 

Ainda assim, o mundo ideal está distante, mas não é impossível. Pensando nisso, separamos 7 histórias de mulheres que conquistaram o sucesso em suas áreas de atuação para se inspirar.

Jhenyffer Coutinho, CEO da Se Candidate, Mulher! 

Buscando ampliar as vozes femininas dentro do mercado de trabalho, Jhenyffer Coutinho  fundou a Se Candidate, Mulher!, startup de recursos humanos focada em empregabilidade feminina e impacto social, que busca resolver o problema da desigualdade de gênero dentro das empresas.

Apaixonada por gestão, empreendedorismo e desenvolvimento humano, a executiva sempre buscou se envolver em projetos e organizações que promovessem algum tipo de impacto e que transformassem realidades. Desde muito nova, Jhenyffer escutava atentamente os conselhos de sua mãe sobre a importância dos sonhos, do trabalho duro e da ambição, que a ensinaram na prática sobre os resultados da dedicação, luta e responsabilidade. 

No perfil @secandidatemulher, Jhenyffer traz discussões sobre empregabilidade, networking, diversidade e inclusão, equidade, recolocação profissional, etc. 

Ana Tomazelli, CEO do Ipefem

Após 20 anos na área de Recursos Humanos, Ana Tomazelli se viu desmotivada e resolveu fazer uma transição de carreira. Na verdade, mais que isso, a empreendedora resolveu criar o Ipefem (Instituto de Pesquisa de Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas). 

Fundado em 2019, o Instituto atua em três pilares, que podem acontecer coordenadamente ou individualmente: pesquisa, educação e terapia. E é por meio das frentes do Ipefem que ela ensina a identificar e interromper processos de violência sócio emocional na família, nos relacionamentos e no trabalho.

No perfil @ipefem, Ana traz discussões sobre burnout, saúde mental, segurança psicológica no trabalho, diversidade, gênero,  positividade tóxica, ciclos de violência, entre outras temáticas.


 

Letícia de Paula, CEO da LPBeauty 

Letícia de Paula, nascida em Osasco, sempre quis mais para sua vida e sua família. Aos 17 anos já tinha terminado o ensino médio e entrou em uma faculdade pública para cursar comércio exterior. Em paralelo aos estudos, a empreendedora também trabalhava. Resolveu pedir demissão e com o acordo recebeu R$ 2 mil, dinheiro investido em um espaço e equipamentos para atender as clientes. 

Tudo que acontecia Letícia postava: todo o processo de construção do espaço, a ideia de investir todo seu dinheiro em um sonho que ainda não estava estruturado. Enfim, ela soube usar as redes sociais a seu favor e construiu uma base sólida, a empresária ganhou o mundo e começou a palestrar em diversos países. Rodou o Brasil fazendo workshops e foi para o exterior, em países como Irã, EUA, Paraguai, etc. 

Com a pandemia Letícia teve que se reinventar, foi assim que nasceu a LPBeauty, marca especializada em maquiagens de alta qualidade, que vendeu mais de 200 mil batons durante a pandemia - quando todos usavam máscara - e hoje fatura mais de R$ 30 milhões com apenas 10 SKUs disponíveis para venda. 

No perfil @leticiadepaulaoficial @lpbeautyoficial a empresária dá dicas de beleza e maquiagem, desde preparação da pele até skin care. Além do dia a dia, sua trajetória de sucesso e mensagens motivacionais para estimular o potencial das novas empreendedoras.  

Sônia Lesse, diretora de Experiências na Profissas - Escola da Diversidade

Sônia Lesse é paulista de Embu das Artes.  Mulher preta, especialista em diversidade e inclusão, LinkedIn Creator, mentora de carreiras e uma questionadora social que atua há mais de 10 anos em prol da Diversidade, Equidade e Inclusão. Ela, que é sócia e diretora de experiências na Profissas e CEO da SL Transformare Consultoria, apoia profissionais e negócios a conquistarem melhores resultados. 

Administradora e Pedagoga, Sônia acredita na educação como mecanismo para impulsionar a transformação social que precisamos. Em seus anos de atuação na área de Diversidade e Inclusão, já impactou a vida de milhares de mulheres. Nas redes sociais (LinkedIn, Instagram @sonia.lesse e @somosprofissas), compartilha conteúdos sobre carreira, diversidade, inclusão, liderança, mercado de trabalho e muito mais! 

Sabrina Nunes, CEO da Francisca Joias

A mineira Sabrina Nunes é o nome por trás da marca Francisca Joias, e-commerce que faturou mais de R$ 8 milhões por ano. Nascida em Itinga, no norte de Minas Gerais, Sabrina se tornou empreendedora cedo, começou vendendo picolés na zona rural da cidade, cortou cana, foi secretária, entre outras funções.

Após sete anos, já formada em Serviço Social, trabalhando como secretária, Sabrina conseguiu uma bolsa para estudar engenharia no Rio de Janeiro. Mas, em janeiro de 2012, resolveu fazer alguma atividade para complementar a renda. Assim nasceu Francisca Joias, o nome da empresa é em homenagem à sua avó.

De 2012 até agora, Sabrina acumula conquistas, o e-commerce conta com mais de 4 mil modelos e vende cerca de 12 mil peças por mês. O grande diferencial da Francisca, além dos produtos com alta qualidade e preço acessível, é o atendimento personalizado.

Hoje, conta com mais de 1 milhão de seguidores e, além da Francisca Joias, a empresária dá cursos, palestras e dicas de como faturar alto com e-commerce. Sabrina atualmente arrasta multidões ensinando tudo que aplica em seu próprio negócio para que outras empreendedoras atinjam seu máximo potencial e faturam alto. Você pode acompanhar pelo @francisacajoias.

Elisa Rosenthal, CEO do Instituto Mulheres do Imobiliário

Formada em Arquitetura e pós-graduada em Administração de Empresas, com extensão em Negócios Imobiliários, Elisa atuou por mais de 15 anos no segmento imobiliário, até começar a empreender em 2017.

Elisa é idealizadora, co-fundadora e diretora presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário, primeiro grupo feminino do setor, preocupado com a equidade de gênero em toda a cadeia produtiva. Com um currículo extenso, a empreendedora também é podcaster, além de mentora profissional de áreas diversas, seguindo com sua missão de motivar e aumentar o número de mulheres em cargos de liderança.

A executiva que já foi eleita LinkedIn Top Voices em 2019, também foi a primeira paulista a ser certificada pelo curso de Liderança Avançada para Mulheres pela Shakti Fellowship, em parceria com a San Diego University, da Califórnia. Atualmente, Elisa assina uma coluna mensal nas mídias HSM Management, Mundo Zumm e Exame Invest.

Em seus perfis @elisarosenthal e @mulheresdoimobiliario a empresária  compartilha conteúdos que compõem sua metodologia e principal vivência na temática de liderança feminina, bem como a atuação por equidade de gênero no setor imobiliário. 

Adriana Coutinho, CEO da AcoutPlus

Nascida no Capão Redondo, região periférica da capital paulista, Adriana já foi dona de farmácia, restaurante, designer de interiores e fotógrafa e, dessa forma, conheceu as redes sociais e seu potencial.

Adriana é CEO da AcoutPlus, empresa especializada em gerenciamento e posicionamento de imagem nas redes sociais, e idealizadora dos métodos T.E.R e CRIAS que já impactou presencialmente mais de 1.600 empreendedores, Adriana dissemina o conhecimento, por meio de cursos e suas redes sociais, adquirido nos últimos 10 anos de mercado.

A empresária conta com grandes cases em seu portfólio como Arezzo, Universal Music, Niely Cosméticos, Antonia Morais, Fábio Júnior, entre tantos outros. No setor audiovisual, já atuou como produtora de clipes da Disney com Luísa Sonza e de Cleo Pires com Mano Brown, além de conciliar a vida profissional com a de mãe. Em seu perfil @adrianacoutinho a empreendedora fala sobre redes sociais, tendências digitais, reels, vídeos, marca pessoal etc. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.