Em pleno crescimento, a Braile Biomédica está ampliando sua fábrica em São José do Rio Preto, com um investimento de R$ 27 milhões para a reforma e compra de máquinas destinadas à estrutura da unidade, que irá dobrar em tamanho e capacidade de produção neste ano. Já consolidada no âmbito do setor público, a empresa se propõe a expandir o alcance de seus produtos também para hospitais privados e fontes pagadoras.
Para aumentar a entrega de todos os dispositivos comercializados em território nacional – e manter o trabalho a todo vapor –, a Braile também abriu 100 novas vagas para profissionais das áreas de produção, engenharia, marketing, vendas e RH, dentre outras. No total, são 70% de oportunidades operacionais para atuar na linha de fabricação de produtos como as válvulas biológicas cardíacas, válvulas minimamente invasivas e linhas vascular, desenvolvidos por meio de processos altamente tecnológicos e seguindo os melhores guides internacionais, que resultam em tecnologias pioneiras para o segmento médico brasileiro. Os outros 30% de vagas são direcionados aos setores comerciais e administrativos, responsáveis por atividades imprescindíveis para o funcionamento pleno de uma governabilidade sustentável e humanizada, questão primordial para a Braile Biomédica.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação, representam a principal causa de mortes no país, o que contabiliza mais de 1100 mortes por dia, cerca de 46 por hora e 1 morte a cada 1,5 minutos (90 segundos). Além disso, estima-se que, ao final de 2023, quase 400 mil cidadãos brasileiros morrerão por doenças do coração e da circulação.
“Essas estimativas apenas reforçam a importância de contribuirmos com as diversas empresas brasileiras que têm alta demanda de produtos médico-cirúrgico-hospitalares. E nossos investimentos voltados a expandir a presença destes dispositivos para o mercado privado seguem alinhados ao que assumimos como o principal objetivo desse trabalho: desenvolver as melhores alternativas para ajudar o máximo de pessoas que buscam por uma vida com mais qualidade, restabelecendo a saúde”, declara Rafael Braile, CEO da Braile Biomédica.
A companhia abastece mais de 100 instituições de todo o Brasil, além de exportar para cerca de 40 distribuidores espalhados por países como Argentina, Portugal, Alemanha, Ucrânia, Rússia, Itália, Chile, dentre outros. Alguns dos dispositivos mais procurados em território nacional são as válvulas biológicas, linhas vascular e minimamente invasivas.
Atualmente, a Braile Biomédica possui 65 registros na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), compilados em 1.175 modelos de produtos, além de contar com 32 patentes depositadas/concedidas. Quanto aos trabalhos científicos, contabilizam-se 437 publicações, sendo 41 teses e 16 capítulos de livro. Seguem em produção 11 ensaios clínicos.