Com vibração a cada 10 anunciado pela mesa que apresentava as notas da comissão julgadora, o Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Unidos da Cidade Nova conquista a vitória do desfile das escolas de samba do Grupo de Acesso B.
A apuração começou na manhã desta segunda-feira (20), no Salão de Regência do Bloco C do Sambódromo de Manaus e segue até a tarde quando serão anunciadas as notas do Grupo de Acesso A e Grupo Especial.
Apesar das penalidades registradas por falta de componentes mínimos em algumas alas, a agremiação conquistou 267,7 pontos e se consagrou campeã do grupo de acesso B, fazendo com a escola se classifique para o Grupo de Acesso A do ano que vem.
Para o vice-presidente da escola, Nestor Bendelack, a vitória é dedicada a todos os membros da agremiação que partiram devido a pandemia de Covid-19.
“Estamos homenageando o Pai Antônio e a todos os irmãos que partiram nessa pandemia, perdemos muitos amigos e colegas. Estamos orgulhosos para levar para nossa escola mais um troféu”, descreveu o vice-presidente.
Pai Antônio, mais conhecido como Obá Tudessi de Xangô, um dos homenageados durante a apresentação da escola na avenida do Samba, não conteve as lágrimas ao segurar mais o troféu - a última vez que venceu levando o nome da escola foi há exatos 10 anos.
“Em 2013 quando botei a Cidade Nova no ar foi uma grande responsabilidade e este ano foi um desafio novamente. A Cidade Nova está de parabéns. Mesmo debaixo de chuva, noites sem dormir. Quando se ama o que faz, nós conseguimos. A Cidade Nova é amor e paixão. É vermelho, azul e branca”, declarou o sambista homenageado.
O desfile
O Unidos da Cidade Nova foi a última escola a desfilar na avenida do Samba e enveredou pelos caminhos das religiões afro-brasileiras com o enredo “Cidade Nova é fogo e Justiça, Xangô no reino do Norte”.
Xangô e sua corte foram apresentados em 10 alas, ao comando da bateria “Entre todos os reinos”, mais duas alegorias: “Xangô, o Rei Absoluto” e “Festa na Pedreira”.