Um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, a dependência do álcool é uma doença crônica que atinge cerca de 15% da população, em sua maioria, homens entre 18 e 29 anos.
Dados do IPC Maps, especializado em potencial de consumo brasileiro, indicam que, em 2022, as famílias brasileiras gastaram cerca de R$ 28,2 bilhões em bebidas alcoólicas, o que representa um acréscimo de 10,5% em relação ao ano anterior, quando o consumo foi de R$ 25,5 bilhões.
Segundo Marcos Pazzini, responsável pelo estudo, apesar desse valor ter recuado um pouco em 2020, no auge (e por conta) da Covid-19, o setor deverá apresentar um crescimento moderado ao longo deste ano. “Apesar da procura por bebidas alcoólicas estar muito ligada aos hábitos de consumo de parte da população — principalmente a mais jovem, que vincula diversão ao álcool—, o rendimento do trabalhador não acompanhou a variação da inflação e, portanto, a expectativa é de que outras categorias econômicas aumentem a participação no orçamento familiar em 2023”, observa o especialista.
Sobre o IPC Maps
Publicado anualmente pela IPC Marketing Editora, empresa que utiliza metodologias exclusivas para cálculos de potencial de consumo nacional, o IPC Maps destaca-se como o único estudo que apresenta em números absolutos o detalhamento do potencial de consumo por categorias de produtos para cada um dos 5.570 municípios do País, com base em dados oficiais, através de versões em softwares de geoprocessamento. Este trabalho traz múltiplos indicativos dos 22 itens da economia, por classes sociais, focados em cada cidade, sua população, áreas urbana e rural, setores de produção e serviços etc., possibilitando inúmeros comparativos entre os municípios, seu entorno, Estado, regiões e áreas metropolitanas, inclusive em relação a períodos anteriores. Além disso, o IPC Maps apresenta um detalhamento de setores específicos a partir de diferentes categorias.