17/02/2023 às 23h15min - Atualizada em 18/02/2023 às 00h00min
Visa Manaus autua estabelecimentos que vendiam pomadas para modelar cabelos proibidas pela Anvisa
Ação denominada "Cabelo Seguro" ocorre após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinar a suspensão do produto em todo o país.
AMAZONAS
https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/02/17/visa-manaus-autua-estabelecimentos-que-vendiam-pomadas-para-modelar-cabelos-proibidas-pela-anvisa.ghtml
Ação denominada "Cabelo Seguro" ocorre após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinar a suspensão do produto em todo o país. Ação ocorreu nessa semana.
Divulgação/Semsa
A Vigilância Sanitária (Visa) de Manaus fez uma inspeção no comércio da capital e autuou estabelecimentos que vendiam pomadas para modelar, fixar e trançar o cabelo na capital amazonense. A ação denominada "Cabelo Seguro" ocorre após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinar a suspensão do produto em todo o país.
Segundo a Vigilância, entre a quarta-feira (15) e esta sexta-feira (17), foram 133 estabelecimentos inspecionados pelos fiscais da Visa Manaus, em todas as zonas da cidade. Os locais foram escolhidos a partir do cadastro da Vigilância municipal, com base na possibilidade de comercialização das pomadas: lojas de varejo e distribuidoras de cosméticos, salões de beleza, barbearias, drogarias e supermercados foram alguns dos tipos de estabelecimentos fiscalizados.
Desse total, 11 locais foram autuados por colocar os produtos à venda ou em uso, o que configura a exposição da população ao risco à saúde. A operação também resultou na interdição cautelar de 600 pomadas encontradas nesses locais.
Os estabelecimentos autuados pela Visa - seis barbearias, dois supermercados, duas lojas de varejo de cosméticos e um salão de beleza - irão responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor unitário é de R$ R$ 134,77.
"Essa operação foi organizada com especial presteza pela Visa Manaus devido à proximidade do feriado de Carnaval, que tende a provocar um aumento na demanda por esses produtos, em razão dos penteados e vestimentas feitos pela população para aproveitar os festejos”, explicou o diretor da Vigilância municipal, Ewerton Wanderley.
Os produtos encontrados nas inspeções foram interditados em regime cautelar, ou seja, colocados em embalagens lacradas e identificadas que ficaram aos cuidados dos próprios estabelecimentos até que a Anvisa decida, de forma definitiva, sobre o uso do produto.
A operação será retomada na próxima quinta-feira (23) e vai continuar por tempo indeterminado, enquanto as pomadas forem consideradas agentes de risco à saúde pela Anvisa.
Escolas de samba
Além das fiscalizações, a Vigilância Sanitária também fez uma ação de conscienização em vários estabelecimentos, incluindo cinco escolas de samba de Manaus.
O Núcleo de Educação em Vigilância Sanitária (Nuevisa) coordenou duas equipes para visitar vários estabelecimentos, que, além das escolas, também incluíram supermercados, salões de beleza e drogarias, para explicar sobre os riscos associados ao uso das pomadas modeladoras e a decisão da Anvisa.
"Demos destaque às escolas de samba nesse trabalho, porque elas têm a capacidade de multiplicar essas informações, de alertar suas equipes e o público sobre a situação das pomadas, e colaborar para minimizar a exposição das pessoas a esse risco", explicou a chefe do Nuevisa, Ana Felisa Guerrero.
De acordo com a Visa, a população também pode denunciar irregularidades sanitárias relativas à venda e utilização das pomadas modeladoras capilares por meio da Ouvidoria do órgão, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail
[email protected].
Vídeos mais assistidos do Amazonas
Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/02/17/visa-manaus-autua-estabelecimentos-que-vendiam-pomadas-para-modelar-cabelos-proibidas-pela-anvisa.ghtml