13/02/2023 às 23h13min - Atualizada em 14/02/2023 às 00h00min

Amazonino Mendes morreu de infecção pulmonar, divulga assessoria

Político enfrentava problemas respiratórios desde novembro do ano passado.

AMAZONAS
https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/02/13/amazonino-mendes-morreu-de-infeccao-pulmonar-divulga-assessoria.ghtml

Político enfrentava problemas respiratórios desde novembro do ano passado. Amazonino Mendes em entrevista durante última campanha.
Reprodução/Rede Amazônica
O ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, morreu de infecção pulmonar, segundo sua assessoria. A morte do político foi confirmada neste domingo (12).
Amazonino estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde o dia 25 de dezembro.
Essa foi a segunda internação de Amazonino. Em novembro, logo após seu aniversário de 83 anos, o político já havia sido internado na capital paulista para tratar uma crise de diverticulite e uma pneumonia.
Nesse domingo (12), logo após a confirmação da morte, políticos e autoridades usaram as redes sociais para lamentar a morte de Amazonino, entre eles o governador Wilson Lima e o prefeito da capital, David Almeida. O estado está de luto por 7 dias e Manaus por cinco.
O presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, também emitiram pesar pelo falecimento do político, que governou o Amazonas por quatro vezes, foi prefeito de Manaus por três mandatos e senador da república.
Doença levou banda internacional a adiar shows
Coldplay
Divulgação
A doença que matou o ex-governador foi a mesma que levou a banda Coldplay adiar os shows no Brasil em outubro do ano passado. Na ocasião, o vocalista do grupo, Chris Martin, foi diagnosticado com uma infecção pulmonar "séria", segundo declaração da banda.
Na época, o pneumologista Mauro Gomes explicou ao g1 que a doença acontece quando algum microrganismo, bactéria, fungo ou vírus, consegue vencer as resistências naturais do sistema imunológico e penetra nos pulmões. "Lá, esse microrganismo vai multiplicando e causando inflamação."
Gomes, que é chefe de pneumologia do Hospital Samaritano, em São Paulo, esclarece que os sintomas podem variar de acordo com o agente causador do quadro.
"O vírus da covid-19, por exemplo, gera uma infecção aguda, com tosse, febre alta e falta de ar em poucos dias. Já a infecção pulmonar causada pela bactéria responsável pela pneumonia pode levar semanas ou até meses para causar sinais, que começam a ser apresentados por cansaço, tosse, falta de apetite e escarros."
Infecções causadas por fungos, mais raras e mais comuns em pessoas que vivem em áreas rurais, também podem demorar mais para apresentar sintomas e até se tornarem crônicas.
"São dois pulmões divididos em vários lobos. Quanto mais lobos forem acometidos, mais grave ela se torna. Outro fator a ser medido para avaliar a gravidade é o funcionamento dos pulmões - se o paciente está com oxigenação baixa, e apresenta falta de ar ou dor", afirmou André Nathan, pneumologista da Comissão de Infecções Respiratórias da SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia)
Ainda não há informações sobre o velório e o traslado do corpo do ex-governador para Manaus, onde o político deve ser velado e sepultado.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/02/13/amazonino-mendes-morreu-de-infeccao-pulmonar-divulga-assessoria.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.