31/12/2022 às 15h08min - Atualizada em 01/01/2023 às 00h00min
Teatro Amazonas completa 126 anos de história e imponência no coração da Amazônia
Espaço foi inaugurado em 1896, em pleno auge do Ciclo da Borracha na Amazônia.
AMAZONAS
https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/12/31/teatro-amazonas-completa-126-anos-de-historia-e-imponencia-no-coracao-da-amazonia.ghtml
Espaço foi inaugurado em 1896, em pleno auge do Ciclo da Borracha na Amazônia. Teatro Amazonas.
Michael Dantas/SEC
Inaugurado em pleno auge do Ciclo da Borracha na Amazônia, em 1896, o Teatro Amazonas está completando 126 anos neste sábado (31). Ao longo de sua história, o espaço já foi palco de diversos eventos e movimentos artísticos.
De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa (SEC), Marcos Apolo Muniz, o Teatro representa um marco da Bélle Époque no coração da Amazônia e se transformou monumento em uma vitrine para os artistas da Região Norte, desde sua criação.
“O Teatro Amazonas possui uma representação viva da cultura do estado, um marco não somente para a classe artística, mas para o mundo todo. Além da magnitude que ele representa mundialmente, o espaço tem um simbolismo cultural muito forte e característico da Região Norte do Brasil”, reflete o secretário.
Do erudito à música popular, todos entendem a importância do majestoso monumento histórico que, com sua beleza imponente, resgata a memória afetiva de parte do cotidiano de diferentes eras da capital. Já passaram pelo palco do Teatro Amazonas artistas de todos os estilos e sonoridades, promovendo encontros inusitados.
Segundo o diretor artístico e regente titular da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), maestro Marcelo de Jesus, apresentaram-se no palco da casa de espetáculos artistas regionais como Márcia Siqueira, Fátima Silva e o saudoso Zezinho Corrêa, através de uma colaboração que mescla a música erudita à popular.
“A OCA tem, desde o início, em seu DNA, essa parceria com bandas e artistas regionais. É uma questão que a gente leva todos os anos ao palco do Teatro Amazonas”, disse Marcelo, que também é maestro da Orquestra Filarmônica do Amazonas.
Teatro Amazonas.
Michael Dantas/Divulgação
Marcelo de Jesus contou, ainda, que é um orgulho trabalhar diariamente no Teatro Amazonas.
“É um lugar que tenho muito respeito, por ser um marco histórico, não só no Brasil, mas internacionalmente", destaca. “O Teatro Amazonas é uma joia, as pessoas sonham em conhecê-lo justamente por conta daquela visão de ser um teatro de ópera no coração da Amazônia”, enaltece o maestro.
Visitação
A visitação ao Teatro Amazonas acontece de terça-feira a sábado, das 9h às 17h. E aos domingos e feriados, das 9h às 13h. A entrada vale R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Mas os amazonenses não pagam, mediante comprovação da naturalidade. O espaço conta com acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD).
Em 40 minutos de visitação, o público confere o espaço que é tombado como Patrimônio Histórico Nacional desde 1966 e preserva parte da arquitetura e decoração originais, com estilo arquitetônico renascentista, com detalhes ecléticos.
Espetáculos e apresentações podem ser conferidos pelo site teatroamazonas.com.br.
Vídeos mais assistidos do Amazonas
Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/12/31/teatro-amazonas-completa-126-anos-de-historia-e-imponencia-no-coracao-da-amazonia.ghtml