15/12/2022 às 14h10min - Atualizada em 16/12/2022 às 00h08min
Uso de escada rolante exige atenção para evitar acidentes
Recentemente, uma criança teve o dedo do pé amputado; ABTPé destaca cuidados
SALA DA NOTÍCIA Patrícia Soares
Está aberta a temporada das compras de Natal, com ida aos shoppings e, ainda, as férias escolares, onde o complexo comercial também é local muito frequentado para levar os pequenos para um lanche, se divertirem nas áreas reservadas à entretenimento e, claro, a visita ao Papai Noel. Mas ao acessar as escadas rolantes, é preciso ter muita atenção para que um acidente não torne o passeio um grande transtorno.
Recentemente, em um shopping de Dourados, no Mato Grosso do Sul, uma menina de cinco anos prendeu o pé no equipamento e teve um dedo amputado.
Roupas compridas e certos tipos de calçados podem trazer riscos ao utilizar a escada rolante. “Saias ou vestidos longos podem enroscar no degrau. Calçados de borracha, por exemplo, em razão da alta aderência e flexibilidade do material, também podem enroscar e não são recomendados”, fala o presidente da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), Luiz Carlos Ribeiro Lara. “Tênis desamarrados também são perigosos, pois podem prender na engrenagem, além de evitar distração olhando para o celular, o que pode implicar em uma queda”, completa.
Com as crianças, a atenção deve ser redobrada. “Descer ou subir correndo a escada rolante ou ficar sentado também contribui para acidentes, então, cuidado com os pequenos, ajude-os a acessar a escada e mantenha as mãos dadas, para maior segurança”, ressalta o especialista, lembrando, ainda, que o mesmo cuidado deve ser tomado com idosos e pessoas com mobilidade reduzida. “Grande parte das vezes, acidentes na escada rolante são causados por desatenção e falhas de uso, então, é algo que, com medidas simples, pode ser evitado”, conclui.