Os tutores de animais de estimação sabem que alguns deles acabam adquirindo um medo tremendo de ir ao pet shop para tomar banho. Há alguns motivos para isso. O primeiro deles é que, como esses locais geralmente são cheios e movimentados, o bichinho, se já for naturalmente medroso, pode estranhar a grande quantidade de pessoas que ele não conhece antes de entrar no banho e tosa. Outra razão é que o animal pode estar por algum trauma deste ambiente, caso que deve ser observado com atenção pelo dono.
Para a Dra. Nicole Cherobim, médica veterinária da EcoCão Espaço Pet, primeira franquia dedicada ao bem-estar animal, a sugestão é que o tutor converse e procure averiguar se algo diferente do habitual ocorreu, como uma queda do animal, troca de funcionário, entre outras questões que se mostrem necessárias.
É obrigatório que o profissional do pet shop esteja por lá o tempo todo, então escolher um bom lugar, investigar as necessidades do bichinho e cuidar muito bem dele desde o seu transporte fará com que tudo acabe dando certo e ele volte desses locais sem danos psicológicos. “Antes de escolher um pet shop, é importante procurar por referências do lugar perguntando para outras pessoas para assegurar que o estabelecimento é legalizado e, principalmente, se possui um médico veterinário responsável, pois se algum acidente porventura acontecer, o animal possa ser socorrido na hora”, esclarece a profissional.