Eficiência alimentar é uma característica que ganha destaque na pecuária brasileira, especialmente por promover a sustentabilidade ambiental e econômica do setor, tornando-se um diferencial competitivo para os produtores. Esse será o tema da live “É possível lucrar com responsabilidade ambiental?”, que ocorrerá nesta terça-feira (29), às 18h30min. Para participar, basta acessar bit.ly/Intergado29.
O encontro virtual é promovido pela GA+Intergado, duas das mais relevantes empresas de tecnologia focadas na gestão da informação e da precisão na pecuária, que celebra, em 2022, os 10 anos de seleção genética de bovinos para eficiência alimentar no Brasil. Participarão do debate Marcelo Ribas, médico veterinário, doutor em Zootecnia e VP da companhia; André Campanini, gerente técnico corporativo na MFG Agropecuária e Agropecuária Jacarezinho; e Renata Branco, pesquisadora sênior do Instituto de Zootecnia (IZ).
A seleção de animais para eficiência alimentar tem se mostrado um dos caminhos mais modernos para a transformação da pecuária, tendo em vista que animais eficientes possuem uma taxa de consumo menor para um mesmo ganho de peso. As emissões de metano pelos bovinos, portanto, dependem da quantidade de alimentos consumidos e da digestibilidade dos nutrientes presentes na dieta e é exatamente por essa razão que animais CAR negativo emitem menos CH4 entérico. Além de apresentar bons resultados para a mitigação de gases, o animal que consome menos mantendo o alto desempenho de ganho de peso, custará menos para ser produzido (R$ por @ produzida), o que por si só já seria motivo suficiente para trabalhar com um rebanho eficiente na utilização de alimentos.
“O melhoramento genético do rebanho brasileiro avança rapidamente na direção das características de valor econômico relacionadas à alta produtividade e da redução de custos de produção e de emissão de metano. A procura por animais de alto desempenho, com baixo consumo e mais sustentáveis é a exigência do mercado, por isso, produtores devem se qualificar para atender a essa demanda”, afirma Ribas.
Nesta semana, a GA+Intergado lança o Simulador da Troca de Rebanho, uma plataforma online e gratuita que permite aos produtores e ao público em geral calcular e simular cenários, mostrando como a troca progressiva do rebanho comum por rebanhos de genética mais eficiente reduz o metano na atmosfera e, principalmente, o custo de produção (nutrição animal). O simulador faz parte do “Rebanho Verde e Amarelo”, movimento promovido pela GA+Intergado que reúne criadores, multiplicadores e produtores de eficiência, bem como empresas, entidades, profissionais do mercado e público em geral que se dedicam à difusão de uma pecuária mais rentável e sustentável. A ferramenta pode ser acessada gratuitamente em simulador.pecuariaonline.com.br e apresenta as diferenças de consumo, custo de produção e de emissão entre o animal comum e o animal eficiente e o impacto dessa diferença no sistema produtivo de confinamento.
Fique por dentro
O quê: live “É possível lucrar com responsabilidade ambiental?
Quando: terça-feira (29), às 18h30min
Onde: para participar, basta acessar bit.ly/Intergado29
Sobre GA + Intergado
Duas das mais relevantes empresas de tecnologia focadas na gestão da informação e da precisão na pecuária, GA + Intergado atuam em oito países e dominam 68% do mercado de confinamento, além da liderança na gestão da rastreabilidade e participação significativa na produção a pasto, gerindo informações de mais de 6 milhões de cabeças por ano. Além disso, monitoram o comportamento individual de mais de 100 mil animais e dominam 96% do mercado de eficiência alimentar, com uma base de dados de mais de 45 mil animais avaliados.