22/11/2022 às 14h12min - Atualizada em 27/11/2022 às 00h05min

Corpos no Mundo: Podcast conta histórias de brasileiros que emigraram para Portugal

Episódios destacam os principais motivos da mudança e os diversos desafios enfrentados

SALA DA NOTÍCIA Ascom
Saturno Audiovisual

O podcast Corpos no Mundo apresenta, em episódios semanais, histórias reais de brasileiros que decidiram começar uma nova vida em Portugal. Os convidados contam as principais motivações para a mudança, os desafios que esbarram na nova rotina e os diversos choques culturais que perpassam. Por conta da polarização das últimas eleições para presidente no Brasil, muito se ouviu falar sobre migração e entre os países desejados para recomeçar Portugal é um dos mais citados, o que faz com que o podcast possa contribuir para o conhecimento de muitas pessoas que almejam a emigração. Os episódios estão disponíveis nas principais plataformas de áudio, acesse em: Link.

 

No ano de celebração do bicentenário da independência do Brasil de Portugal e diante da maior votação presidencial do país, este é um momento propício para refletir sobre a relação entre brasileiros e portugueses. No decorrer desta temporada, é possível entender como vivem, atualmente, alguns brasileiros que emigraram para Portugal. Em um dos episódios, Carol, que é ambientalista, conta que saiu do Brasil após sofrer ameaças enquanto ativista, mas que chegando em Portugal nem tudo foi como esperava. Após enfrentar um relacionamento abusivo, morar num abrigo e passar por um trabalho explorador, um novo emprego em uma nova cidade com melhores condições de vida foi o que lhe deu esperanças. “Ser pobre em Portugal é diferente de ser pobre no Brasil, aqui você passa dificuldades, mas não passa fome. Após todos os problemas enfrentados aqui, me mudei para Guimarães e fui em busca de um trabalho na minha área, como produtora cultural, e fui muito bem recebida pelos portugueses”.

 

“Produzir este podcast no momento em que o Brasil comemora o Bicentenário de Independência e ao mesmo tempo em que ocorre a maior onda de migração de brasileiros para Portugal segundo o SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, é uma oportunidade ímpar para retratar e refletir sobre o cotidiano das pessoas que emigraram. Temos ouvido diversos relatos de brasileiros que fizeram a mudança em momentos diferentes, e cada um trás uma visão ora muito particular, ora coletiva sobre a vida como imigrante, principalmente no que tange às condições de trabalho,  xenofobia, racismo e a adaptação no país europeu”, disse Willian Silva, Diretor Artístico do Podcast. 

 

Esta temporada do podcast intitulada Conexão Brasil-Portugal  é  produzida por um coletivo  que se debruça sobre pautas sociais com o intuito de despertar a empatia através da escuta ativa. Esta temporada do podcast é apresentada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2.

 

Sobre o coletivo Corpos no Mundo:

O coletivo atualmente formado por produtores culturais, comunicadores sociais e roteiristas, surgiu em 2017, entre alunos do curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense. A primeira montagem artística em formato de instalação realizada pelo coletivo aconteceu na mesma universidade. A mostra exibia peças de roupas de pessoas que, através de fones de ouvidos, contavam suas histórias aos visitantes. O recorte curatorial escolheu dar espaço para vozes de pessoas com corpos dissidentes e as principais pautas abordadas foram o racismo, a gordofobia e LGBTfobia.  Em  2018, a instalação ocupou uma galeria do Centro de Artes de Niterói e tomou uma proporção maior, impactando mais de 600 pessoas. 

 

Em 2019, o coletivo levou uma nova montagem para o Centro Cultural Paschoal Carlos, seguindo o mesmo conceito, porém com uma proposta de imersão em histórias de pessoas que têm a rua como protagonista em suas vidas, como trabalhadores ambulantes e artistas. O objetivo, desta vez, era provocar questionamentos sobre o que esses corpos dizem sobre si mesmos, quais são seus medos, desafios e forças.

 

Durante o período da pandemia, em 2020 e 2021, o coletivo foi premiado em dois editais através da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural e como contrapartida deu destaque para artistas pretos e periféricos e suas vidas enquanto influenciadores digitais durante uma live no Youtube com Max Evans, Cecília Boechat e Vicky ZO. 

 

Serviço:

Podcast Corpos no Mundo

Instagram: @corposnomundo

Site: https://linktr.ee/exposicaocorposnomundo

Acesso gratuito nas principais plataformas de streaming


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://amazonasemdia.com.br/.